No último sábado (27/05), a Secretaria de Saúde, realizou a vacinação de 530 pessoas, de 30 a 39 anos de idade. A Campanha de Vacinação foi realizada contra a Influenza, Meningite C e Covid-19 e ocorreu na UBS Santo Antônio, Cabanas e na Central de Imunização. Além desses locais, foram ofertadas para grupos específicos nos distritos de Bandeirantes, Monsenhor Horta e Padre Viegas.
A Coordenadora da Central de Imunização, Isabela Lara, relatou sobre o momento e a importância. “No sábado oferecemos ao público de 30 a 39 anos as vacinas contra Meningite C, Influenza e o Reforço de Covid-19, com a Vacina Bivalente. Foi uma ação de muita importância e de muito proveito, tanto na sede, quanto nos distritos. A população deve ficar atenta ao cronograma de vacinação e ressaltamos que as vacinas são seguras e eficazes para a proteção das doenças”, afirma.
Vacinação contra a gripe
Segundo informações do Ministério da Saúde, a vacinação é a maneira mais eficaz de prevenir a gripe. Como o vírus sofre constantes mutações, é necessário receber a vacina anualmente. Além disso, é importante adotar algumas precauções, como cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir, evitar tocar nas mucosas dos olhos, nariz e boca, não compartilhar objetos pessoais, como talheres, copos e garrafas, e manter os ambientes bem ventilados.
Vacina bivalente: dose de reforço contra a covid-19
A vacina bivalente oferece proteção contra múltiplas variantes da Covid-19, incluindo a cepa original, ômicron e as variantes BA 4 e BA 5. Essa nova vacina começou a ser administrada em todo o Brasil a partir de 27 de fevereiro, seguindo uma convocação inicial para grupos prioritários.
Vacinação contra meningite
A meningite é uma inflamação das meninges, as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, e pode ser causada por vírus ou bactérias. A medida mais eficaz de prevenção é a vacina Meningocócica ACWY, que protege contra as infecções causadas pelas bactérias meningococos dos tipos A, C, W e Y. Por isso, a Secretaria de Saúde destaca a importância de se imunizar contra essa doença.
O cronograma de vacinação é disponibilizado semanalmente nas redes oficiais da Prefeitura de Mariana. Acompanhe!
Foto: Ana Caroliana Caetano / Divulgação