Instituições de ensino podem solicitar ações educativas ao TRE-Minas.
Na última quinta-feira (18/05), o TRE-MG promoveu uma edição especial do projeto “Trem da História”, ação educativa do Centro de Memória da Justiça Eleitoral, para estagiárias, estagiários e funcionários terceirizados que atuam na instituição.
O objetivo do “Trem da História” é disseminar conhecimentos sobre a história das eleições, a evolução do processo eleitoral brasileiro e da Justiça Eleitoral, como forma de despertar e fortalecer nas pessoas o sentido de cidadania. Por meio do projeto, são organizadas visitas de instituições de ensino fundamental e médio à sede do TRE, em Belo Horizonte.
As visitas incluem uma palestra sobre as eleições no Brasil e processo eletrônico de votação, uma votação simulada com o uso de urna eletrônica e visita guiada ao Centro de Memória da Justiça Eleitoral, para conhecer objetos, fotografias e documentos que compõem a nossa história.
Escolas interessadas em trazer os alunos ao TRE para participar do projeto podem solicitar uma visita enviando e-mail para a Seção de Memória Eleitoral - smemo@tre-mg.jus.br.
Pesquisa acadêmica
Recentemente, a importância do projeto “Trem da História” foi objeto de pesquisa da professora de história Juliana Cristie Rodrigues, que publicou a tese de mestrado “Traduções de Cidadania pelo Centro de Memória do TRE-MG no projeto Trem da História”. Na dissertação, ela buscou compreender e reconhecer os resultados dessa ação educativa como fonte de conhecimento histórico e no fortalecimento da cidadania junto aos públicos atingidos.
O projeto já havia sido objeto de análise de outros estudantes e profissionais. Esses estudos reconhecem e valorizam o trabalho da Justiça Eleitoral, que busca proximidade com a sociedade por meio das ações de cidadania.
Eleitor do Futuro
Outra ação educativa importante, destinada a atender as demandas de escolas públicas e privadas de ensino médio de todo o estado de Minas Gerais, é o “Eleitor do Futuro”, programa da Escola Judiciária Eleitoral. O objetivo é contribuir para a conscientização de adolescentes e jovens acerca do processo eleitoral e do papel do eleitorado no processo da cidadania e da democracia, visando promover o debate e a reflexão política.
No “Eleitor do Futuro”, servidoras e servidores, juízas e juízes visitam as escolas para realizar dinâmicas interativas sobre cidadania política e eleições, com a possibilidade de simulação na urna eletrônica.
As visitas podem ser solicitadas preenchendo um formulário na página da Escola Judiciária no site do TRE.
Conhecendo a Justiça Eleitoral
Para estudantes universitários, uma oportunidade de entender mais sobre o processo eleitoral brasileiro é o projeto “Conhecendo a Justiça Eleitoral”, também organizado pela Escola Judiciária. Esse projeto envolve a realização de visitas à sede do TRE ou de encontros tele presenciais para discussão e reflexão sobre temas eleitorais relevantes. Nos eventos presenciais, os estudantes têm a oportunidade de acompanhar uma sessão de julgamentos da Corte Eleitoral.
Foto: Divulgação