Vinte alunos, do 7° ano, da Escola Municipal Cônego Paulo Dilascio, fizeram uma visita na primeira e maior distribuidora de água do município, a ETA SUL.
A Secretaria de Meio Ambiente, realizou e participou de diversas ações educativas em comemoração ao Dia Mundial da Água, para que as crianças enriqueçam seus conhecimentos, além de serem instruídas a cuidar desse recurso natural tão fundamental. Ao decorrer da semana foram disponibilizadas palestras na Escola Municipal Sinhô Machado, no Distrito Santa Rita Durão, e na Escola Municipal Prefeito Jadir Macedo. Além disso, também aconteceu uma visita dos alunos da Escola Municipal Cônego Paulo Dilascio, na Estação de Tratamento de Água - ETA SUL.
Na Escola Municipal Sinhô Machado, no Distrito Santa Rita Durão, além da palestra - sediada pela Samarco - também foi realizado um experimento, com o apoio da SEMMA e da CAMAR, que distribuíram materiais informativos e fizeram uma dinâmica de coleta seletiva e reciclagem. A palestra mostrou, para as crianças como o sistema de tratamento de água com o Jar Test funciona, destacando a consciência e preservação que todos devem ter com o lixo para não poluir esse importante recurso hídrico e seus afluentes.
Segundo Hormelina Maria Oliveira, diretora da escola desde 2019 e professora de matemática e física, as exposições foram realizadas pela equipe da Samarco, que convidou a Secretaria de Meio Ambiente e o SAAE, em horários distintos para que todas as turmas, do 6° ao 9° ano, pudessem participar. “Já estávamos em projetos com o tema ‘água’ então a exposição veio numa boa hora para nos auxiliar no desenvolvimento do projeto e no entendimento dos alunos”, ressaltou.
Já na Escola Municipal Prefeito Jadir Macedo, foi efetuada uma parceria do Programa Produtor de Águas, com o Instituto Espinhaço. A palestra foi realizada para que as crianças conheçam o Ciclo da Água, sendo ressaltada a importância de preservar esse recurso hídrico essencial para o futuro de todos os seres vivos. O bate-papo com as crianças foi expositivo e de maneira divertida, contando com várias demonstrações e cenas de filmes que remetem à sustentabilidade da natureza.
Edson Geraldo da Silva, professor da educação infantil, na Escola Municipal Prefeito Jadir Macedo, comentou: “esse projeto da Prefeitura de Mariana é muito importante, porque um dos maiores ‘Calcanhar de Aquiles’ que nós temos hoje no mundo é a questão ambiental, pois ela afeta direta e indiretamente tudo que é vivo. A nossa água doce própria para o consumo humano e para irrigação é muito pouca no mundo. Então se a gente não preservar as florestas e não cuidar do meio ambiente em breve não teremos água potável suficiente para a população mundial. Só através da educação e do conhecimento podemos conseguir uma conscientização das pessoas no mundo para preservar a água e cuidar do meio ambiente, cuidando assim da vida”, destacou agradecido.
Para finalizar a Semana da Água, vinte alunos, do 7° ano, da Escola Municipal Cônego Paulo Dilascio, fizeram uma visita na primeira e maior distribuidora de água do município, a ETA SUL, responsável pelo compartilhamento do recurso nos bairros: São Pedro, Santo Antônio, São Gonçalo, Catete e Centro. A visitação foi guiada por Rômulo Reis Pereira, Engenheiro Ambiental do SAAE que, juntamente com membros da Secretaria de Meio Ambiente, acompanhou e explicou às crianças durante todo o percurso que a água realiza dentro da estação, desde sua chegada bruta, vinda da Cachoeira Serrinha, até sua saída pelos caminhões pipa. Para mais, Rômulo explicou que são realizadas coletas diárias da qualidade da água na estação e também nas ruas, para que este elemento natural chegue à população sempre da melhor maneira possível.
Raphaella Portes, professora de Geografia da rede municipal de educação afirmou: "eles (os alunos) ficaram muito curiosos com o processo de tratamento da água! O mais interessante é que a visita teve um papel fundamental para desmistificar várias dúvidas dos alunos e seus diversos interesses", afirmou.
Foto: Larissa Flauzino e Natália Santos / Divulgação