Dados do Censo Escolar confirmaram que a pandemia teve impacto muito forte na educação básica no Brasil. Os estudantes do ensino médio foram os mais afetados. A taxa de abandono mais que dobrou em 2021 em comparação com 2020. Diante dessa situação, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) anunciou o Plano de Recomposição das Aprendizagens (PRA).
A secretaria explicou que o plano foi criado para preencher as possíveis lacunas decorrentes de dois anos em regime de aulas remotas e híbridas devido à pandemia da Covid-19. A Resolução que estabelece esta ação foi publicada na quarta-feira (08/03), no Diário Oficial.
No primeiro ano da pandemia, 2,3% dos alunos matriculados no ensino médio deixaram as escolas antes de concluir o ano letivo. A taxa em 2021 subiu para 5%.
As regiões mais pobres do país apresentaram números ainda mais preocupantes. Os alunos da região Norte foram os mais impactados. A taxa de abandono ultrapassou 10% - o dobro da média nacional.
Na região Nordeste a taxa também ficou acima da média do país. A taxa da região Sul foi superior a 5%. Já nas escolas do Centro-Oeste e do Sudeste, o índice de abandono foi menor.
O estado com pior resultado foi o Pará. Seguido do Rio Grande Norte, Bahia, Rio Grande do Sul e Alagoas.
O número de estudantes do ensino médio que passaram de ano também caiu. De pouco mais de 90% em 2021, para 95% em 2020, mesmo com a adoção do chamado “contínuo curricular”, que juntou os anos letivos de 2020 de 2021 para evitar o aumento da reprovação.
Ainda de acordo com SEE, para formar a estrutura operacional deste plano dentro das 3.421 escolas da rede pública estadual haverá um processo seletivo simplificado a professores e especialistas efetivos da rede que atuarão nas áreas do conhecimento de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.
Esses profissionais serão responsáveis por desenvolver ações e intervenções nas escolas, de acordo com a realidade de cada uma. A ideia é elaborar estratégias e atividades para a recomposição das aprendizagens considerando as habilidades não consolidadas pelos estudantes.
Além disso, também para o desenvolvimento deste plano, a secretaria poderá estabelecer parcerias com Instituições de Ensino Superior (IES) e outras instituições para auxílio na formação dos profissionais, elaboração e revisão de materiais.
Ensino remoto
Em maio de 2020, a SEE anunciou atividades remotas para tentar mitigar os impactos do fechamento das escolas provocado pela pandemia. Aplicativos, videoaulas, transmissões pela Rede Minas e plano de estudo tutorado foram as medidas aplicadas na época.
O Ministério Público chegou a questionar o governo do estado por considerar que nem todos os alunos poderiam ter acesso a este material. Nem todo estudante da rede pública de ensino tinha acesso ao computador, celular ou até mesmo televisão. Segundo o IBGE, 26,8% dos 1,7 milhão de estudantes mineiros não possuem acesso à internet. O número corresponde a cerca de meio milhão de jovens.
Pouco mais de 40% não têm o canal Rede Minas em casa. Quanto ao material físico, ele tem recebido duras críticas por parte de professores e especialistas em educação. Uma comissão de professores analisou o material e encontrou 42 erros de ortografia e gramática, 122 plágios – lições copiadas da internet sem informar quem são os autores – e 89 conteúdos errados. As aulas presenciais só retornaram em junho de 2021.
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