O IPVA está entre os tributos que devem ser pagos pelos mineiros todo início de ano. Com isso é importante estar por dentro de todas as informações sobre o IPVA 2023 de Minas Gerais.
Todos os proprietários de veículos devem pagar obrigatoriamente o IPVA no início do ano. O imposto é de responsabilidade do Detran que estabelece seu calendário de pagamentos, os valores e como os contribuintes podem pagá-lo.
É possível pagar o tributo tanto em cota única (à vista) ou parcelado. Geralmente é oferecido descontos especiais para quem opta pelo pagamento à vista.
Os estados organizam um calendário de pagamento para o IPVA 2023, que geralmente é organizado pelo número final da placa do veículo.
É válido destacar que este é um dos impostos mais importantes e que deve ser pago até o momento do licenciamento do veículo. O contribuinte que não pagar dentro das datas determinadas pelo Detran ficam sujeitas à multas e juros.
Como calcular o valor do IPVA MG
De acordo com informações da Sefa (Secretaria de Estado de Fazenda), o imposto em Minas é calculado aplicando-se sobre a base de cálculo as seguintes alíquotas:
Para veículos novos, a base de cálculo do tributo é o preço total informado no documento fiscal de venda. Sendo assim, caso o veículo seja de procedência estrangeira, a base de cálculo é o preço que consta no documento de desembaraço aduaneiro, acrescido dos demais tributos e encargos, ainda que não recolhidos pelo importador.
Já no caso de veículos usados, a base de cálculo é o preço em média que é praticado no mercado, no final do exercício anterior ao da cobrança, divulgado pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEF-MG), pesquisados em publicações especializadas e, subsidiariamente, na rede revendedora. A cotação é feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) com supervisão dos técnicos da SEF/MG desde 2008.
Para um veículo usado, importado diretamente por consumidor, é utilizado critério utilizado para o cálculo referente a veículo novo de procedência estrangeira.
Calendário IPVA 2023 MG
Minas Gerais, assim como outros estados, determina um calendário de pagamentos que deve ser seguido tanto por quem opta pelo pagamento em cota única ou para quem pagar parcelado.
Para o IPVA 2023 o calendário ficou assim:
Placa final 1 e 2: 21 de março;
3 e 4: 22 de março;
5 e 6: 23 de março;
7 e 8: 24 de março;
Final 9 e 0: 25 de março.
Como realizar o pagamento do IPVA MG
Em Minas, o IPVA pode ser pago tanto à vista como parcelado. O contribuinte pode receber até 6% de desconto, considerando o valor total do imposto e o bônus oferecido pelo programa “Bom Pagador”.
Para obter o desconto é necessário que o pagamento esteja ligado ao número do Renavam do veículo. Os valores atualizados já foram informados.
O governador Romeu Zema afirmou que diante da situação atual do Brasil, os valores do tributo não foram ajustados.
Foto: Divulgação