Desde julho de 2022, a equipe do Departamento de Turismo auxilia os artesãos locais na obtenção e renovação da Carteira.
Desde julho deste ano, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult/OP) tem prestado o serviço de auxílio aos artesãos locais na emissão e renovação da Carteira Nacional do Artesão. Cerca de 290 profissionais já foram atendidos, outras 91 entrevistas foram agendadas e 41 pré-cadastros finalizados. Além do acesso à Carteira, os artesãos que já possuem o documento atualizado estão sendo incluídos no Inventário da Oferta Turística (Invtur), uma base de dados que auxilia turistas e moradores a conhecerem o potencial da região.
Para dar início ao processo, o artesão deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ouro Preto e agendar um horário para que um servidor o auxilie na inserção dos dados no sistema do Governo Federal. Nesta etapa, o artesão deve levar os documentos previamente solicitados e fazer uma seleção de fotos dos seus produtos, para avaliação. Após esse pré-cadastro, o profissional deve providenciar contato remoto com a Secretaria de Desenvolvimento do Estado, por onde se dá a aprovação ou a renovação da Carteira. É importante salientar que a Secult/OP oferece suporte apenas no início do processo, a segunda etapa deve ser providenciada pelo artesão diretamente na Secretaria de Desenvolvimento do Estado, o que pode ser feito por e-mail ou mesmo pelo Whatsapp.
A diretora de Turismo da Secult/OP, Fabiana Nonato, falou da importância desta ação da Secretaria: “Este trabalho que está sendo desenvolvido na Secretaria de Cultura e Turismo, pelo Departamento de Turismo, é de grande relevância para o Município. Por meio do apoio ao artesão na obtenção da carteirinha, conseguimos identificar esses profissionais, conhecer o seu trabalho e as técnicas empregadas. É uma ação que está associada ao Inventário da Oferta Turística, cujos dados podem auxiliar a Secult/OP, e também a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, no desenvolvimento de ações. Ressalto que este serviço já faz parte da rotina do Departamento de Turismo e estamos prontos para atender os artesãos que nos procurarem, pois continuaremos com esse trabalho em 2023”, afirmou a diretora.
A secretária de Cultura e Turismo, Margareth Monteiro, ressaltou a valorização desses profissionais: “O atendimento aos artesãos objetiva cadastrar e descobrir esses novos talentos do artesanato em Ouro Preto e nos distritos. A ação é importante para que eles possam ser classificados oficialmente como artesãos, o que não só valoriza o profissional como também qualifica o seu trabalho, possibilitando a realização de cursos de capacitação, por exemplo. É muito importante valorizar o trabalho dos pequenos produtores, sobretudo, aqueles das localidades mais distantes, para que ele possa ser incluído no mercado turístico e participar do desenvolvimento econômico do Município”, declarou a secretária.
Mais informações sobre a Carteira Nacional do Artesão
A Carteira Nacional do Artesão é um documento físico emitido pelo Ministério da Economia, de forma gratuita, para a identificação de profissionais da área. Com validade de 6 anos em todo o território nacional, o documento permite acesso às políticas que integram o Programa do Artesanato Brasileiro e Coordenações Estaduais do Artesanato.
Para se registrar, o profissional precisa possuir cadastro no sistema Gov.com e providenciar fotos que ilustram bem o seu trabalho e os seus produtos. Mais informações sobre o agendamento e documentação podem ser solicitadas pelo telefone 3551-7329 ou pelo e-mail turismo@ouropreto.mg.gov.br.
Foto: Ane Souz / Divulgação PMOP