A atração, realizada pela Universo Produção com patrocínio da Cedro Mineração, e apoio do poder executivo de Mariana, promoveu, nos dias 18 e 19 de março, uma programação gratuita e diversificada, com exibição de filmes brasileiros, shows musicais e espetáculo de mágica que atraiu o público da cidade e . Em dois dias de evento, foram beneficiadas mais de 1.000 pessoas, que acompanharam as atrações culturais na Praça Gomes Freire, um dos cartões postais da cidade histórica mineira.
O público conferiu dois longas- “O Palhaço” e “A Sogra Perfeita” -, e também 11 curta-metragens: as ficções “Rua Dinorá”, “Traz outro amigo também” e o documentário “Raone”, além de produções marianenses viabilizadas pela Lei Manoel da Costa Athaíde, que destacam aspectos histórico-culturais do município. Foram elas: os documentários “Voo Cultural”, “JanElas”, “Mariana - MG | Um novo olhar”, os clipes musicais “Pobre, Alphonsus!” e “Ato II - O poeta"; a videoarte “Ismália Alphonsus de Guimaraens”, a animação “Sou minero de mina” e o filme do espetáculo de marionetes “Homenagem a Alphonsus - Trilogia de poesias Capítulo 03".
Para além da telona, a cultura de Mariana esteve em destaque também no palco. A programação cultural contou com duas apresentações musicais de artistas locais: o cortejo sonoro da Barroco Jazz Band e o show do grupo Samba de Sobra, com a participação do artista João Fernandes. E ainda um espetáculo de mágica com o Mágico Caio.
Para o prefeito de Mariana, Juliano Duarte, receber o programa Cinema na Cidade na Praça Gomes Freire é um atrativo muito grande, principalmente para o turismo e para economia local. “Mariana sofreu muito nos últimos anos, com o rompimento da Barragem de Fundão, quando muitas empresas fecharam as portas e muitas pessoas perderam seus empregos. Agora, queremos trazer alegria novamente para a população, por isso é um prazer receber esta edição do evento e esperamos retorne que mais vezes”, destacou.
O Gerente de Relacionamento com Comunidades e Institucional da Cedro Mineração, Hélcio Martins Borges, salientou a importância da iniciativa. “Essa participação no desenvolvimento local agrega valor e faz com que o município seja reconhecido nacionalmente”. O gestor apontou ainda que o patrocínio da Cedro ao programa Cinema na Cidade, expressa o diferencial da empresa de mineração. “Buscamos atuar de forma responsável e com sustentabilidade, no relacionamento com as instituições e com as comunidades”.
Cultura gera empregos
Foram contratadas 52 empresas que atuaram na prestação de serviço para o evento. Estima-se que foram gerados mais de 400 empregos diretos e indiretos, mostrando que a cultura é bom negócio. 22 profissionais integraram a equipe de trabalho nas etapas de pré-produção e produção.
Próxima atração do programa
Itabirito será a próxima cidade a sediar o programa Cinema na Cidade nos dias 9 e 10 de abril, sábado e domingo. E a programação acontece no Complexo Turístico da Praça da Estação com o patrocínio do Instituto Cultural Vale e apoio da Prefeitura de Itabirito.
Sobre cinema na cidade
Em 2022, a Universo Produção realiza mais uma edição do Cinema na Cidade - um programa de entretenimento que vai contemplar 10 municípios do interior de Minas Gerais - Mariana, Itabirito, Nova Lima, Congonhas, Itabira, Nova Era, Santa Bárbara, Barão de Cocais, Rio Acima e Sabará, de março a outubro, com uma programação gratuita para todas as idades em espaços públicos de cada cidade. Na tela, a diversidade da produção do cinema brasileiro. No palco, a música, o teatro e o circo fazem uma ponte com os valores dos locais onde o programa acontece.
Ao realizar o programa Cinema na Cidade, a Universo Produção, os patrocinadores e Prefeituras Municipais, juntos, estarão atuando para contribuir com a formação do cidadão consciente e ético, preparado para enfrentar os desafios do mundo atual.
Fotos: Leo Lara - Jackson Romanelii / Divulgação