O Programa “Conheça seu Amigo” é uma iniciativa do Governo Estadual que consiste na microchipagem de cães e gatos em situação de abandono, provenientes de comunidades de baixa renda ou que estejam inseridos em programas de adoção. Em janeiro de 2022, Ouro Preto foi um dos municípios selecionados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) para participar do programa, que possui duração de 12 meses.
A Prefeitura de Ouro Preto irá microchipar os animais que forem castrados gratuitamente pelo Município, como aqueles recolhidos nas ruas ou agendados para castração. A ação colabora no reconhecimento dos tutores dos animais e no combate ao abandono dos pets, crime com pena de detenção de até 5 anos conforme a lei federal n°14.064/20. O microchip é implantado de maneira subcutânea, o procedimento é rápido e quase indolor.
A quantidade de microchips destinados a cada município foi o equivalente a 10% da população de cães e gatos de cada cidade, conforme a estimativa populacional feita pelo Ministério da Saúde.
O coordenador de controle populacional de cães e gatos, Dhiordan Deon Lovestain Costa, esteve presente na Cidade Administrativa de Minas Gerais, na última sexta, 11 de março, para a cerimônia de entrega dos equipamentos de microchipagem. Os dados de cada animal microchipado devem ser inseridos no Banco de Dados do Estado, como estabelecido pelo Semad.
O coordenador do Centro de Esterilização de Cães e Gatos, Girley de Oliveira Almeida, explica que a castração evita ninhadas indesejadas, fugas, brigas e problemas de saúde. O primeiro animal microchipado em Ouro Preto foi um felino com o nome de Bartolomeu, a microchipagem e castração aconteceu na última sexta-feira, 11 de março.
Passo a passo para solicitar o serviço de castração
1- Acesse o site da Prefeitura Municipal de Ouro Preto
2- Procure o Portal da Unidade de Vigilância de Zoonoses e Bem-Estar
3- Após entrar no Portal, busque por serviços e selecione a opção castração
4- Em seguida, preencha o formulário e envie
5- Após o envio, a ficha segue na fila para o agendamento.
Foto: Dhiordan Deon Lovestain Costa / Divulgação