São quatro eixos em diversos setores do Município e algumas ações já estão concluídas ou em andamento.
O primeiro Plano de Apoio a Diversificação Econômica de Ouro Preto (PADE), projeto iniciado há 15 meses e com ações já concluídas, foi apresentado na quinta-feira, 10 de fevereiro na ACEOP. O PADE foi criado com objetivo de fomentar oportunidades e gerar mais crescimento econômico na cidade, em uma parceria da Prefeitura de Ouro Preto com a Samarco e desenvolvimento da Plan Soluções. A finalidade é buscar alternativas além da mineração, em um trabalho conjunto com o terceiro setor e sociedade civil.
Dividido em cinco eixos principais: Empreendedorismo, Agropecuária, Aproveitamento de Rejeitos, Turismo e Tecnologia e Inovação, o PADE terá grupos de trabalho que ficarão a cargo da execução das ações de cada eixo. Algumas já estão concluídas, como a criação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, a Sala Mineira do Empreendedor, a reativação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CONDES) e o fomento da agricultura familiar. Quem fará a governança do PADE é o CONDES, com a ajuda das entidades, poder público e sociedade civil organizada que elaboraram as diretrizes do plano.
O prefeito Angelo Oswaldo ressaltou o comprometimento de cada integrante dentro do PADE. “Agora teremos um novo ritmo, nova dimensão para o desenvolvimento social e econômico de Ouro Preto, sede e distritos, com possibilidades de mais empregos e renda. O PADE foi elaborado por especialistas que definiram as estratégias e temos uma logística própria, com cada um desempenhando seu papel na execução dessas metas para que, de fato, possamos alcançar o desenvolvimento do Município”.
Guilherme Louzada, gerente de Relações Institucionais da Samarco, reforçou a importância dos municípios que trabalham com mineração pensarem em outras alternativas econômicas. “O PADE é uma ferramenta para organizar governanças para pensar um futuro em conjunto. A ideia é trabalhar com o que já existe, com as vocações e potencialidades de Ouro Preto, organizando as informações e priorizando o que é mais importante”.
Felipe Guerra, secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, ressaltou que o futuro de Ouro Preto está sendo construído a várias mãos pelo PADE. “Este é um documento importante, um plano que vai nortear as políticas públicas da minha pasta e fundamental para projetarmos ações a curto, médio e longo prazo, para a geração de emprego e renda. A governança será pelo CONDES, que já é uma ação concluída do PADE”.
Vereadores, entidades, sociedade civil e diversas instituições estavam presentes na apresentação do PADE.
Foto: Ane Souz / Divulgação