Depois de inúmeras cobranças por parte do legislativo, de educadores e pais de alunos a Prefeitura de Mariana iniciou a reforma da Escola Municipal Monsenhor José Cota. A medida faz parte de uma série de ações desenvolvidas para criar um ambiente mais seguro e agradável, proporcionando bem-estar aos mais de 7 mil alunos e também aos servidores da Secretaria Municipal de Educação. Ao todo, Mariana possui 23 escolas que serão atendidas e passarão por reformas.
As melhorias das infraestruturas seguem um cronograma, iniciando pelas maiores e por aquelas que necessitam de reparos mais urgentes e específicos. Além dessas, temos também oito Centros Municipais de Educação Infantil, que atendem uma média de 840 crianças.
Nas instituições serão feitas diversas intervenções e adaptações na infraestrutura física dos espaços. Serão instaladas iluminação de led, pintura, reparos nos telhados, reparos elétricos e hidráulicos, reformas nos banheiros e refeitórios, extinção de infiltrações, colocação ou substituição de piso, troca dos imobiliários, fechaduras, portas e outras pequenas reformas. Além disso, os profissionais escolares, incluindo serviços gerais, merendeiras e vigilantes, passarão por uma capacitação para manutenção e conservação dos prédios públicos.
Após a Escola Municipal Monsenhor José Cotta, as obras serão realizadas no CEMPA - Centro de Educação Municipal Padre Avelar, nas CMEI’s Santa Rita de Cássia, Casinha Nazaré, Cuidar e Educar, Danielle Cristina Mendes da Silva, Santo Antônio, Tia Elza, escolas municipais Aníbal de Freitas, Bento Rodrigues, Cônego Paulo Diláscio, Dante Luiz dos Santos, Barro Branco, Campinas, Furquim, Mainart, Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, Geraldo Timótio, Joaquim Emílio Baptista, Padre Antônio Gabriel de Carvalho, Padre Viegas, Paracatu de Baixo, Passagem de Mariana, Prefeito Jadir Macedo, Professora Celina Célia Gomes, Santa Godoy, Serra do Carmo, Sinhô Machado e Wilson Pimenta Ferreira.
Foto: Raissa Alvarenga / Divulgação