O descarte de materiais recicláveis deve ser feito junto ao lixo comum, de forma a preservar a saúde dos coletores.
Devido à pandemia do novo coronavírus e à inserção de novas medidas sanitárias para conter a disseminação da doença, a Prefeitura de Mariana, junto à Secretaria de Meio Ambiente, orienta às famílias que, em caso de diagnóstico positivo para o vírus ou em casos de suspeita, o descarte de resíduos recicláveis seja feito junto aos não recicláveis.
A separação do lixo para a coleta seletiva exige que os colaboradores manuseiem cada item. Estudos comprovam que algumas superfícies podem manter o vírus ativo por dias, portanto, esse processo pode aumentar os riscos de uma possível contaminação e não é o ideal para o momento o qual estamos enfrentando.
Todo lixo comum produzido, em caso de contaminação, deve ser destinado ao aterro sanitário. A recomendação é que os descartes sejam embalados em dois sacos reforçados e devidamente lacrados. Os cuidados durante o período de pandemia devem ser redobrados, visando a saúde dos garis e coletores, inclusive pelos cidadãos que não foram diagnosticados com a doença, tendo em vista os casos assintomáticos, que contribuem para a disseminação do vírus.
A secretária de Meio ambiente, Denise Almeida, reitera a importância da colaboração de todos, considerando a saúde e bem-estar dos profissionais que prestam um serviço tão importante e essencial à nossa população. “Continuamos a seguir todas as recomendações vindas do Ministério da Saúde e do Comitê Técnico de Enfrentamento à covid-19 e contamos com o apoio de todos”, reforça.
Foto: Divulgação