O Índice da Educação Básica- IDEB é um indicador nacional que afere a qualidade da educação, tendo por base três pilares:
1. Índices de aprovação.
2. Adequação dos alunos à série/ano esperado para a idade.
3. Notas obtidas pelos alunos dos anos finais de cada etapa (5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio) no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – SAEB.
Para o Ensino Fundamental, o IDEB é divulgado em dois níveis:
ANOS INICIAIS – 1.º ao 5.º do Ensino Fundamental
ANOS FINAIS – 6.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental
Analisando a situação da rede pública de ensino de Mariana podemos observar que:
Quanto aos anos iniciais, a rede pública apresenta uma curva ascendente, demonstrando uma sólida tendência de crescimento do IDEB. Alcançamos a média de 6,2, média que, além de estar acima do índice observado em 2017, superou a meta projetada para 2019, que era de 6,1.
Quanto aos anos finais, também temos boas notícias. Embora ainda não tenhamos atingido a meta projetada para o município, a curva de crescimento mostra uma clara recuperação dos indicadores de qualidade da educação. Saltamos de 4,2 em 2017 para 4,5 em 2019. Mantida a tendência de crescimento, o município alcançará a meta proposta para 2021.
Como pudemos demonstrar em todo o período de nossa gestão, o compromisso com a verdade e com a transparência sempre nortearam as nossas ações. É com base nesse compromisso irrefutável que esclarecemos alguns pontos acerca dos resultados do IDEB da rede municipal de educação.
Quanto aos anos iniciais, a rede pública municipal apresentou melhores resultados das avaliações do SAEB que os de 2017. Ainda estamos acima da meta prevista para 2019 que era de 5,7. Considerando-se a série histórica, podemos dizer que estamos numa situação de estabilidade.
Quanto aos anos finais, embora ainda não tenhamos atingido a meta prevista, mantivemos estabilidade quanto ao resultado final do IDEB 2019. Por outro lado, obtivemos uma grande evolução nas taxas de aprovação e, consequentemente, uma queda considerável no nível de distorção idade/série.
Como toda avaliação, o IDEB não pode ser considerado como um objetivo em si. Na verdade, ele existe como um meio de reconhecimento do cenário educacional e parâmetro para os ajustes nas ações necessárias para que o município alcance os objetivos de dar a todos o acesso à educação, reduzir os níveis de evasão e a repetência e, principalmente, fazer com que todos os alunos aprendam.
Os resultados do IDEB 2019 apontam para um cenário de avanços em alguns campos e necessidade de ações que deverão ser priorizadas para avançarmos em outros.
Conhecer a realidade é o primeiro passo para uma atuação cada vez mais assertiva. Contamos com um grupo de profissionais competentes que certamente estarão dispostos e empenhados em tornar a educação em Mariana referência para o país.
Os resultados de todos os municípios mineiros poderão ser acessados em: ideb.inep.gov.br
Foto: Gráficos / Divulgação Educação Mariana