Com o tema “Network profissional para alavancar o seu negócio”, o encontro será dividido em três momentos: o planejamento, o modo e a ação de se fazer network. Para discutir os assuntos, os conferencistas serão: o advogado e ex-presidente da Business Network International (BNI) Brasil, Victor Pessoa, a psicóloga especialista em gestão de pessoas, Ronnara Oliveira, e o analista técnico do Sebrae, Luís Paulo Nascimento. A mediação será feita pela secretária interina de Desenvolvimento Econômico, Samira Figueiredo Magalhães. O encontro deste mês será realizado na terça-feira (28), às 19h, pela plataforma Google Meet (https://bit.ly/3fTezRT). Serão disponibilizadas 70 vagas, para participar os interessados devem realizar a inscrição no link (https://bit.ly/3jy9PDu). É possível solicitar certificado de participação no e-mail: desenvolvimentoeconomico@mariana.mg.gov.br.
O tema desta edição foi dividido em três momentos com o objetivo de instruir o profissional que deseja se destacar no mercado de trabalho a partir de um passo a passo de como realizar um network profissional eficaz. Sobre o assunto, o advogado e empresário, Victor, reforça a importância dessa relação para o sucesso dos negócios e adianta que existe, sim, modos adequados de fazê-lo. “Na minha carreira, aprendi que o Network de sucesso vem com a ação de ouvir e ajudar ao outro. É preciso ser pró-ativo, fazer a diferença e ultrapassar a barreira do ‘se apresentar apenas para vender’”, explica Victor que em 2018 garantiu 60% do faturamento anual a partir das relações conquistadas com o Network.
Sobre como realizar a interação de modo adequado, como Victor sugere, a psicóloga, Ronnara, explica que é preciso conhecer o próprio estilo de comunicação para estabelecer uma relação próspera. “Clareza, objetividade e assertividade são essenciais para fugir da impressão de superficialidade e interesse. Tão importante quanto isso, é conhecer o próprio modo de se comunicar com o outro para que a construção da rede[Network] seja frutífera”, aponta a Ronnara com o assentimento do analista do Sebrae, Luís Paulo, que vê o eficácia desse tipo de relação na sua rotina de trabalho. “Nós da Sebrae lidados com empresários, e vemos como o Network pode gerar benefícios, otimizar processos e máximar as atividades, além de gerar lucros”, completa.
Foto: Divulgação