A Fundação de Arte de Ouro Preto realizou, na quarta-feira (22/04), a entrega de 12 fotografias pertencentes ao acervo da Escola Municipal Alfredo Baeta, de Ouro Preto, instituição que completa 100 anos em 2020. As molduras foram restauradas por alunos da turma XLIII (43) do Curso Técnico em Conservação e Restauro, sob orientação da docente Poliana Reis. Já as fotos foram restauradas por discentes da turma XLIV (44), sob orientação da professora Bianca Monticelli. Os trabalhos receberam apoio das técnicas em restauro: Elisa Diniz, Roberta da Silva e Ludmila Ribeiro.
As fotografias representam ex-diretores da Escola, além do próprio Alfredo Baeta, político, engenheiro e professor que ajudou a fundar a instituição. A diretora da Escola, Maria Regina Gonzaga, explica que “a restauração desse acervo tem o objetivo de resgatar a história da instituição para contextualizar o seu centenário”. A vice-diretora, Ana Maria Gallisa, ressalta a importância do trabalho de restauro. “Agradecemos toda a dedicação dos alunos e da equipe da FAOP no processo de recuperação dessas fotografias, porque esse material representa a preservação da memória de pessoas que tanto se dedicaram à Escola”, explica.
Pela FAOP, participaram da entrega a coordenadora do Núcleo de Conservação e Restauração, Ana Paula Mendes, e a técnica em restauro, Elisa Diniz. O ato foi realizado com equipe reduzida e prezando os cuidados de prevenção ao coronavírus | convid-19.
Fotos | Filipe Barboza | Asscom FAOP