A Caixa já creditou mais de R$ 16 bilhões do auxílio emergencial para mais de 24 milhões de brasileiros. Mais de 44 milhões de cadastros já foram realizados e mais de 10 milhões de contas abertas. Ainda assim, restam algumas dúvidas sobre como se cadastrar, como receber, como utilizar o aplicativo, como movimentar a Poupança Digital Caixa e como sacar os valores.
Este texto vai responder algumas dessas questões.
Como utilizar a conta poupança digital?
A movimentação da Poupança Digital Caixa é realizada pelo aplicativo Caixa Tem, disponível nas lojas de aplicativos Play Store e App Store. Os beneficiários que receberem o crédito por meio dessa conta podem, pelo aplicativo, realizar pagamento de boletos e contas de água, luz, telefone, dentre outras, e também efetuar transferências ilimitadas entre contas da Caixa ou realizar gratuitamente até três transferências para outros bancos a cada mês, pelos próximos 90 dias.
Os beneficiários terão cartão de débito virtual que poderá ser usado em lojas habilitadas. Atualmente, já são 700 empresas habilitadas ou que estão em fase de implementação, como supermercados, farmácias, empresas do ramo alimentício e de transporte. Para que o comércio possa aceitar o débito virtual da Caixa, basta que ele entre em contato com a adquirente que o atende solicitando a habilitação.
Para utilizar o aplicativo, que tem fácil navegação e baixo consumo da memória do celular, basta que o usuário se cadastre utilizando o CPF. Além de movimentar a poupança digital, será possível consultar FGTS, PIS, Bolsa Família, entre outros serviços. Mas também é possível realizar saques em espécie, de acordo com o cronograma divulgado.
Como proceder para sacar em espécie?
Não é necessária corrida às agências ou às lotéricas para realizar os saques em espécie. Na data prevista para início do saque em espécie, o cliente terá esta opção habilitada no aplicativo Caixa Tem. Bastará informar o valor a ser retirado e será gerado um código autorizador para saque nos caixas eletrônicos e casas lotéricas.
Com o objetivo de evitar aglomerações nas agências e unidades lotéricas, expondo empregados, parceiros e clientes ao risco de contágio, a Caixa escalonou o calendário de saque. Lembramos que os recursos creditados na Poupança digital podem ser utilizados através do app Caixa Tem para pagamentos e transferências, entre outros serviços.
Segue o calendário de saque em espécie da poupança digital sem cartão nos canais de autoatendimento e lotéricas:
• 27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro
• 28 de abril – nascidos em março e abril
• 29 de abril – nascidos em maio e junho
• 30 de abril – nascidos julho e agosto
• 04 de maio – nascidos em setembro e outubro
• 05 de maio – nascidos em novembro e dezembro
Como quem não tem internet pode utilizar os aplicativos?
As operadoras de telefonia móvel estão disponibilizando os aplicativos Caixa | Auxílio Emergencial e Caixa Tem com navegação gratuita, assim todo brasileiro pode navegar no seu telefone gratuitamente nestes aplicativos até o fim de maio.
Se o pedido do auxílio for negado é possível recorrer?
Sim. O aplicativo Caixa | Auxílio Emergencial passou a disponibilizar possibilidade de nova solicitação ou contestação do resultado da análise efetuada pela Dataprev.
Para solicitação do auxílio emergencial feita depois do prazo de pagamento da parcela de abril: quantas parcelas o cidadão terá direito?
Terá direito a três parcelas do auxílio emergencial, mesmo que faça a solicitação depois do pagamento da parcela de abril.
É possível fazer solicitação presencial do auxílio nas agências ou unidades lotéricas?
Não. Quem atende às regras do auxílio e já está no Cadastro Único ou recebe o benefício Bolsa Família, receberá o auxílio emergencial automaticamente, sem precisar solicitar. Se não estiver inscrito no Cadastro Único, deve solicitar o auxílio no site auxilio.caixa.gov.br ou no aplicativo Caixa | Auxílio Emergencial.
Foto: Divulgação / CAIXA