“Esta ampliação é importante neste momento de enfrentamento à Covid-19, mas depois que passar essa fase, a microrregião, que engloba Ouro Preto, Mariana e Itabirito estará bem aparelhada em relação a leitos de UTI. É a união dos três municípios que possibilitou esta implantação por parte da Santa Casa”, destacou Marcelo de Oliveira, provedor da instituição.
A Santa Casa de Ouro Preto possuía 121 leitos. Desses, apenas 10 eram de UTI. A demanda de leitos de UTI para atender a microrregião já era grande e suprimida. Com a atual situação da pandemia, a expansão de leitos se tornou urgente.
O prefeito de Ouro Preto, Júlio Pimenta, participou do anúncio. “Esta ampliação é importante não só para o enfrentamento ao coronavírus, mas para todas as outras enfermidades. Muitas vidas serão preservadas. Uma tranquilidade maior para a população”, disse ele.
Os recursos para a implantação de novos leitos foram intermediados pelo Ministério Público do Trabalho e Justiça Federal do Trabalho e pela Secretaria de Saúde de Ouro Preto, advindos de acordos com a Samarco para a Região dos Inconfidentes e municípios da Bacia do Rio Doce.
Ouro Preto já possui também um Hospital de Campanha, o Centro de Enfrentamento à Covid-19. Entregue pela Prefeitura no último dia 13, a unidade criada para cuidar das vítimas do Coronavírus está instalada no Centro de Eventos, antiga fábrica de tecidos.
Foto: Novos leitos na Santa Casa de Misericórdia de Ouro Preto / Ane Souz