A Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto, hospital de referência na microrregião (Mariana, Ouro Preto e Itabirito) para trauma e neurologia clínica de sobreaviso, recebeu no dia, (31/03), 12 respiradores automáticos através do Governo de Minas.
O recebimento dos respiradores foi possível através de um convênio assinado com o Governo do Estado de Minas Gerais em 2007. Desde 2007 o hospital vem conversando com representantes do Estado para dar seqüência no processo. “Somente depois do anúncio da pandemia, e a pressão que os hospitais estão vivendo é que finalmente foi possível receber os equipamentos.” Relata Marcelo Oliveira, Provedor do Hospital.
O setor de Manutenção do Hospital já entrou em contato com o Fabricante dos respiradores para que os mesmos possam ser instalados, testados e os profissionais de UTI e Pronto Atendimento devidamente treinados para realizar os atendimentos a pacientes com insuficiência respiratória grave. Marcelo ressalta que os aparelhos serão usados não apenas durante a pandemia do coronavírus, mas também no futuro. “Todo tipo de ajuda nesse momento é importante. Estamos enfrentando algo delicado, e quando unimos forças, todos são beneficiados”, afirma o Provedor.
Na foto: André Gomes (Comprador) e Gabriel Lacerda (Coordenador do Setor de Manutenção) no ato de entrega dos respiradores