A Gerdau celebra a Semana do Voluntário, com números impressionantes. Em Minas Gerais, mais de 2.700 voluntários estão engajados em iniciativas diversas e permanentes que geram valor e empoderam pessoas de todas as idades. Cerca de 340 desses atuam em Barão de Cocais, promovendo a transformação das comunidades da região, por meio de cursos de empreendedorismo, ações de educação ambiental, revitalização de espaços públicos e mobilizações sociais.
“O programa de voluntários nasceu do compromisso da Gerdau com o desenvolvimento das comunidades em que está inserida. O propósito da empresa acabou inspirando seus colaboradores e alguns fornecedores que se dedicam, frequentemente, às ações realizadas em cada uma das localidades em que a empresa atua”, afirma Paulo Boneff, gerente de responsabilidade social da Gerdau. Hoje, o projeto conta com 6,5 mil voluntários em todo o Brasil e tem suas iniciativas direcionadas pelo Instituto Gerdau, área responsável pelas políticas e diretrizes de responsabilidade social da companhia
Em Minas Gerais, a Gerdau conta com mais de 2.700 voluntários. Na usina Barão de Cocais, estima-se que eles representem cerca de 60% do total de colaboradores.
Bem que se multiplica
Segundo o último levantamento do IBGE, realizado no ano passado, 7,2 milhões de pessoas se dedicam às atividades sociais no país. O percentual tímido, cerca de 4,3% da população brasileira, pode ganhar novo significado quando consideradas as oportunidades e os benefícios gerados para as comunidades.
Apenas no primeiro semestre deste ano, 36 ações sociais foram realizadas pelo grupo no município, por meio de mobilizações como o Dia D (revitalização de espaços públicos), parceria com entidades beneficentes e as campanhas para arrecadação de doações. Entre as iniciativas de destaque está o programa de capacitação de mulheres empreendedoras da região, realizado pelo time de voluntários em parceria com a Acibac Mulher e a Junior Achievement Minas Gerais. O projeto ofereceu apoio e orientação profissional a 70 empresárias da cidade, entre os meses de maio e julho.
Para Elton Eduardo Santos, operador na laminação da usina na cidade e membro do Voluntários Gerdau, integrar este grupo é uma oportunidade transformadora. “Ser voluntário pra mim é estender a mão para quem precisa, é se doar e compartilhar com o próximo o sentimento de esperança em um mundo melhor”, declara.