Na última quarta-feira (19), a partir das 15 horas, a Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) se reuniu para discutir a Instrução Normativa 77, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que estabelece critérios e procedimentos para a produção de leite cru. A audiência pública, solicitada pelo presidente da comissão, deputado Coronel Henrique (PSL), foi realizada durante a Megaleite 2019, maior evento da pecuária leiteira do País, no Parque de Exposições da Gameleira (Avenida Amazonas, 6020, Gameleira), em Belo Horizonte.
Esses critérios definidos pela instrução normativa englobam desde a organização da propriedade, suas instalações e equipamentos, até a formação e capacitação dos responsáveis pelas tarefas cotidianas, o controle sistemático de mastites, da brucelose e da tuberculose.
O assunto já vem sendo debatido pela Assembleia. Em reunião no dia 4 de junho, também solicitada por Coronel Henrique, o parlamentar destacou que a norma não deve ser encarada apenas como mais uma obrigação ao produtor, e sim como uma oportunidade de alavancar a produção de leite no Estado. Ele afirmou que: “Os laticínios terão que ser protagonistas, vão intermediar e até subsidiar a assistência técnica ao produtor”.
Patrícia Marina Azevedo, fiscal do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), na mesma reunião, argumentou que os laticínios, embora tenham que fazer investimentos para se adequarem à nova realidade, terão condições de receber leite em maior quantidade e de mais qualidade, o que vai reduzir custos e gerar rentabilidade futuramente.
Megaleite - A Megaleite, evento pecuário que este ano completa 16 anos, reúne, de 19 a 22 de junho, as principais empresas do setor e pecuaristas de vários países. Organizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando com o fomento do Governo de Minas, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a feira é conhecida por apresentar inovações do agronegócio brasileiro e os avanços genéticos do rebanho bovino do País.
Convidados - Foram convidados a participarem da audiência o secretário-executivo do Mapa, Marcos Montes Cordeiro, o diretor-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Thales Fernandes, o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado, Bruno Rocha, e o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg).