A Arquidiocese de Mariana celebra, nesta terça-feira, 23 de junho de 2026, os oito anos de atuação pastoral de seu Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, à frente da Igreja particular. Para marcar a data, será realizada uma Santa Missa em Ação de Graças às 18h30, na Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção (Catedral da Sé), em Mariana (MG).
A celebração reúne fiéis, membros do clero, religiosos e religiosas, além de toda a comunidade arquidiocesana, em um momento de gratidão e comunhão eclesial pela caminhada pastoral iniciada em 2018.
Dom Airton foi nomeado Arcebispo Metropolitano pelo Papa Francisco em 25 de abril de 2018 e tomou posse em 23 de junho do mesmo ano, sucedendo Dom Geraldo Lyrio Rocha. Desde então, conduz a Arquidiocese de Mariana com foco na evangelização, na sinodalidade e no fortalecimento das ações pastorais e sociais em dezenas de paróquias que compõem a região eclesiástica.
Ao longo desses oito anos de episcopado, a atuação do arcebispo tem sido marcada pela aproximação com as comunidades, incentivo à participação dos leigos e atenção aos desafios sociais enfrentados pelas cidades que integram a Arquidiocese.
A Santa Missa será aberta ao público e também transmitida pelo canal oficial da Arquidiocese de Mariana no YouTube.
Foto: Cartaz / Divulgação