Termo de Fomento assegura elaboração do projeto técnico de restauração de um dos maiores símbolos históricos de Minas Gerais.
A preservação de um dos mais relevantes patrimônios históricos e religiosos de Minas Gerais avançou mais um passo importante. O município de Catas Altas garantiu os recursos necessários para a elaboração do projeto de restauração da Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens, situada no tradicional Santuário do Caraça, referência cultural, turística e espiritual no estado.
O investimento, no valor de R$ 300 mil, é fruto de emendas parlamentares destinadas pelo deputado estadual Leleco Pimentel e pelo deputado federal Padre João. Os recursos serão aplicados exclusivamente na elaboração dos estudos técnicos e do projeto de restauração do templo, abrangendo despesas de custeio e investimento indispensáveis para a futura recuperação da igreja.
Para viabilizar a execução do projeto, foi firmado um Termo de Fomento entre a Prefeitura de Catas Altas e a Província Brasileira da Congregação da Missão – Missionários Vicentinos, instituição responsável pela administração do Santuário do Caraça. O acordo estabelece o custeio parcial do desenvolvimento do projeto técnico de restauração, conforme plano de trabalho previamente aprovado pelas partes.
Segundo o prefeito Saulo Morais, a iniciativa representa um marco para a preservação do patrimônio histórico, cultural e religioso da região. “Esse é um passo fundamental para garantir a conservação do Caraça, que é um símbolo não apenas de Catas Altas, mas de toda Minas Gerais. Preservar esse patrimônio é valorizar nossa história, nossa identidade e fortalecer o turismo cultural”, destacou.
Com a elaboração do projeto técnico, o município avança rumo à captação de novos recursos e à execução das obras de restauração, assegurando a proteção e a continuidade de um dos mais importantes legados históricos do estado para as futuras gerações.
Foto: Divulgação