A Secretaria Municipal de Educação realizou, na última quinta-feira (27/11), a reunião de encerramento do processo de reorganização das rotinas dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Mariana. O encontro marcou a conclusão de um ciclo iniciado em julho, com o objetivo de revisar e aprimorar as dinâmicas diárias das creches municipais a partir da participação ativa da comunidade escolar.
Os trabalhos foram conduzidos por uma comissão composta por diretores, professores, pedagogos, secretários escolares, monitores de creche, monitores de ensino especial, profissionais da alimentação e da limpeza, além de pais e responsáveis. Ao longo das reuniões, o grupo debateu temas como organização das rotinas, infraestrutura, práticas pedagógicas, ambiente escolar, levantamento de necessidades das unidades e aproximação entre escola e famílias.
O processo também incluiu visitas técnicas às unidades, entrevistas com servidores e responsáveis e o compartilhamento de boas práticas já adotadas nas creches do município. Essas análises resultaram na definição de ações voltadas ao aprimoramento pedagógico, administrativo e estrutural das unidades, com foco no bem-estar, na aprendizagem e no desenvolvimento integral das crianças.
Para a servidora Luciene da Silva, as reuniões foram fundamentais para uma construção coletiva das melhorias. Segundo ela, a comissão atuou como “um espaço de gestão democrática, previsto nas políticas nacionais para a Educação Infantil (BNCC, CRMG, DCNEI/2009, PNE), que possibilita o diálogo entre gestores, pedagogos, professores, famílias e a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação. Nessas reuniões, discutem-se demandas, desafios cotidianos, orientações pedagógicas e encaminhamentos que visam garantir um atendimento mais qualificado às crianças de 0 a 3 anos.”
A partir das deliberações finais, será elaborada uma diretriz municipal para orientar a organização das rotinas nos CMEIs. O documento pretende garantir maior coerência entre as práticas das unidades, considerando critérios pedagógicos, de cuidado e desenvolvimento infantil. Cada escola, no entanto, poderá adaptar as orientações conforme sua realidade, preservando sua autonomia e respeitando as especificidades de sua comunidade.
A Secretaria Municipal de Educação reforça seu compromisso com a melhoria contínua da educação infantil no município, promovendo ambientes acolhedores, organizados e alinhados ao desenvolvimento integral das crianças da rede municipal.
Foto: Geovana Zanaki / Divulgação