Obra faz parte do Plano de Compensação Ambiental e reforça integração comunitária no distrito.
A Prefeitura de Ouro Preto entregou à comunidade, no sábado (29), a nova Praça da Vila Residencial Antônio Pereira, no distrito de Antônio Pereira. O espaço foi totalmente revitalizado em duas etapas, por meio de uma parceria público-privada que integra o Plano de Compensação Ambiental (PCA), firmado entre o Município e a mineradora Vale. A cerimônia contou com a presença de autoridades municipais, representantes da empresa, lideranças locais e moradores.
Durante a inauguração, o prefeito Angelo Oswaldo destacou o caráter comunitário do novo espaço.
“Estamos entregando à comunidade um ambiente completo, planejado para toda a família. Crianças, jovens, adultos e idosos poderão se divertir, praticar esportes e compartilhar momentos de convivência em um local seguro e acolhedor”, afirmou.
O chefe de Gabinete, Zaqueu Astoni, ressaltou o papel da articulação entre o poder público e o setor privado.
“A capacidade de interlocução da atual gestão tem fortalecido parcerias sólidas com a iniciativa privada em benefício da comunidade. Quem ganha é a sociedade como um todo”, destacou.
Revitalização completa em duas etapas
Na primeira etapa da obra, foram entregues cinco canteiros integrados, playground, bancos, áreas de convivência, iluminação em LED, bebedouros e novo paisagismo. O espaço também recebeu academia ao ar livre, pista de caminhada e quadra poliesportiva, adequada para futsal e basquete.
A segunda fase contemplou a construção de um campo de futebol totalmente novo, com gramado adequado, alambrado e iluminação moderna. Também foi entregue uma nova área de convivência, equipada com pergolados, bancos, mesas de apoio e espaços sombreados, promovendo mais conforto e interação social.
“Essa praça foi pensada para integrar as pessoas, estimular atividades coletivas e valorizar a convivência entre gerações. Cada detalhe foi planejado para atender às necessidades da comunidade”, explicou o secretário de Obras, Franklin Evangelista.
O evento também contou com a presença da vice-prefeita Regina Braga, do secretário adjunto de Obras, Carlos Henrique de Araújo, além de representantes da Vale, do Legislativo e da comunidade.
Investimentos do PCA em Antônio Pereira
O Plano de Compensação Ambiental prevê R$ 57 milhões em investimentos voltados ao desenvolvimento de Antônio Pereira. O acordo foi firmado como compensação pela atividade minerária na região e pela evacuação de famílias no entorno da barragem Doutor, na mina Timbopeba.
Além da revitalização da praça, já foram entregues a Capela Velório — inaugurada em maio —, a reforma da quadra e praça do Areião, a revitalização da Fundação Sorria, da Associação de Artesãs Artes, Mãos e Flores, e da Escola Estadual Daura de Carvalho.
Foto: Divulgação