A Câmara Municipal de Ouro Preto lançou o projeto Van Itinerante – Identidade Perto de Você, que levará a emissão da Carteira Nacional de Identidade (CNI) a comunidades mais distantes da sede do município. O serviço começou na última sexta-feira (31/10), no subdistrito de Mota, com atendimento a partir das 9h, em frente à Escola Municipal Professora Celina Cruz.
A van é totalmente adaptada, equipada e acessível, permitindo que moradores das regiões mais afastadas possam solicitar o documento sem precisar se deslocar até os postos de identificação em Ouro Preto ou Cachoeira do Campo.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Ouro Preto, a iniciativa representa um importante avanço na ampliação do acesso ao serviço. “Com a Van Itinerante, as pessoas não precisarão mais viajar longas distâncias para emitir a carteira de identidade. É uma ação que facilita a vida do cidadão e garante um direito essencial”, afirmou.
Serviço exclusivo
Diferente do Programa Câmara Itinerante, que percorre os doze distritos de Ouro Preto oferecendo uma série de serviços gratuitos em parceria com outras instituições, a Van Itinerante tem foco exclusivo na confecção de carteiras de identidade.
Um calendário de atendimentos está sendo elaborado para atender diferentes localidades do município, reconhecido por sua extensão territorial e áreas de difícil acesso.
Documentos necessários
Para solicitar a Carteira Nacional de Identidade, é preciso apresentar: Solteiros: certidão de nascimento original e legível; Casados: certidão de casamento original e legível; Separados, divorciados ou desquitados: certidão de casamento com averbação original e legível; Comprovante de residência atualizado. A foto será tirada no local. A primeira via do documento é gratuita. A Câmara reforça que não é necessário atualizar a identidade se ela tiver sido emitida há menos de 10 anos.
Foto: Arquivo / Divulgação