Atividades serão realizadas na Casa de Cultura, na Gruta da Lapa e na Escola Estadual Antônio Pereira.
Nesta sexta-feira, 10 de outubro, o distrito de Antônio Pereira, em Ouro Preto, recebe, pela primeira vez, o Projeto SEXTAS ABERTAS, promovido pela Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP). A iniciativa oferece uma programação diversificada e gratuita, com oficinas que unem arte, artesanato, culinária e educação ambiental, valorizando a cultura local e ampliando o acesso às práticas artísticas e criativas.
Entre as atividades está a oficina “Criação de Brincos e Colares com Resíduos Têxteis”, conduzida por Gislaine Matos. Artesã têxtil, graduada em Design de Moda e licenciada em Artes Visuais, Gislaine iniciou sua trajetória em 2009 com a marca “Caraminholas Design”, especializada em acessórios têxteis. Inspirada pelas paisagens montanhosas de Minas Gerais, a artista divide seu tempo entre a produção autoral e sua atuação como instrutora de Serviços Sociais no Sesc/MG. Outra oficina da programação será a de “Criação de Bichinhos com Folhas e Galhos Secos”, ministrada por Rose de Paula. Nascida em Antônio Pereira, Rose é fundadora e presidente da “Associação de Costureiras Vale da Benção”, onde promove o fortalecimento da economia criativa local. Ela é também idealizadora do projeto “Pequeno Protetor - Memórias Afetivas”, que aproxima crianças da educação patrimonial, cultural e ambiental. Atualmente cursando o Técnico em Meio Ambiente, Rose une saberes artísticos e socioambientais em suas práticas. Sua participação no SEXTAS ABERTAS simboliza um retorno às origens, agora como agente de transformação cultural em sua própria comunidade.
A programação inclui, ainda, a oficina de “Criação de Personagens Pop-Up”, ministrada pelo artista gráfico Fernando Siqueira, que traz ao público a possibilidade de experimentar a linguagem visual e interativa do papel. Na área da gastronomia, a oficina de culinária traz a receita do “Angu à Baiana”, oferecida por Rose Buffet, que apresenta este prato tradicional em duas versões: a original e uma adaptação vegetariana. Paralelamente, a Gruta Nossa Senhora da Lapa, um dos patrimônios naturais mais emblemáticos da região, será palco da oficina de educação ambiental espeleológica “Conhecendo o Fantástico Mundo das Cavernas e os Encantos da Gruta Nossa Senhora da Lapa”. A atividade será conduzida por Filipe Leite e Aline Barbosa, que irão guiar os participantes em uma imersão educativa e sensorial pelo universo subterrâneo e suas riquezas naturais. “Sou um grande fã do SEXTAS ABERTAS, acho sensacional poder levar cultura e diversidade para a população. Minha expectativa para a oficina é dialogar com a comunidade ouropretana sobre o mundo fascinante das cavernas, principalmente com os moradores de Antônio Pereira”, afirma Filipe Leite, geocientista, espeleólogo e educador ambiental, líder do “Projeto Realidade Climática” (Climate Reality Project Brasil), pesquisador e graduando em Engenharia Metalúrgica da Escola de Minas da UFOP.
A edição inédita em Antônio Pereira reafirma o compromisso da FAOP e do Projeto SEXTAS ABERTAS em ampliar horizontes e democratizar o acesso à cultura, oferecendo ao público experiências criativas que integram arte, saberes tradicionais e consciência ambiental. O projeto SEXTAS ABERTAS - EDIÇÃO 2025 é patrocinado pela CEMIG, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Com idealização e co-realização da FAOP | Fundação de Arte de Ouro Preto, apoio do Instituto Território Criativo e realização da IRENI - Inteligência em Eventos, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Governo de Minas Gerais.
Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig segue investindo e apoiando as diferentes produções artísticas existentes nas várias regiões do estado. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da Companhia, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia. Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação. Apoiar iniciativas como essa reforça a atuação da Cemig em ampliar, no estado, o acesso às práticas culturais e em buscar uma maior democratização dos seus incentivos.
PROGRAMAÇÃO:
NA CASA DE CULTURA E NA ESCOLA E. ANTÔNIO PEREIRA (Rua da Lapa Queimada, 27)
13h às 17h – Oficina de “CRIAÇÃO DE PERSONAGENS POP-UP”, com o artista gráfico Fernando
Siqueira – a partir de 15 anos
13h às 17h – Oficina de Culinária “ANGU À BAIANA (com versão vegetariana)”, com Rose Buffet – a partir de 16 anos
14h às 16h – Oficina de “CRIAÇÃO DE BICHINHOS COM FOLHAS E GALHOS SECOS, com Rosemeire de Paula – de 6 a 10 anos
14h30 às 17h30 – Oficina de “CRIAÇÃO DE BRINCOS E COLARES COM RESÍDUOS TÊXTEIS”, com Gislaine Matos – a partir de 16 anos
NA GRUTA NOSSA SENHORA DA LAPA
13h às 17h – Oficina de Educação Ambiental Espeleológica "CONHECENDO O FANTÁSTICO
MUNDO DAS CAVERNAS E OS ENCANTOS DA GRUTA NOSSA SENHORA DA LAPA", com Filipe Leite e Aline Barbosa – a partir de 11 anos
EM FRENTE À IGREJA QUEIMADA
A partir das 16h – FEIRA DE ARTE, ARTESANATO e GASTRONOMIA
18h30 – Espetáculo cênico-musical TRUPE SONS DO BRASIL
19h30 – Show com a BANDA DOS PRIMUS
Fotos: Divulgação