Estado reforça a importância de manter o cartão de vacinação em dia.
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) iniciou, nesta segunda-feira (06/10), a Campanha de Multivacinação 2025.
A ação segue até o dia (31/10), com o Dia D de mobilização no sábado (18/10). O objetivo é atualizar a caderneta de vacinas, reduzir riscos de doenças imunopreveníveis e fortalecer a proteção coletiva.
“O público prioritário dessa estratégia são crianças e adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias. No entanto, todos os responsáveis devem levar a caderneta para conferência”, explica o subsecretário de Vigilância Epidemiológica da SES-MG, Eduardo Prosdocimi.
“Nas Unidades Básicas de Saúde estão disponíveis vacinas como BCG, hepatite B, poliomielite, rotavírus, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e HPV, além dos reforços previstos em diferentes idades”, detalha.
Segundo ele, o Programa Mineiro de Imunizações já investiu quase meio bilhão de reais em estratégias que facilitam o acesso às vacinas, como a vacinação em escolas e os vacimóveis. “Em 2025, já aplicamos mais doses do que em todo o ano passado. E, durante a campanha, nossa expectativa é ampliar ainda mais essa cobertura”, afirma Prosdocimi.
Estratégias para ampliar a cobertura
A campanha ocorre em um contexto de recuperação das coberturas vacinais em Minas. Dados parciais de 2025 mostram que o estado já aplicou mais de 11 milhões de doses, superando o total registrado em 2024.
Desde 2023, a SES-MG já investiu R$ 165 milhões para estimular municípios a promover a vacinação em escolas, creches e ações extramuros.
Outro destaque são os vacimóveis, veículos adaptados que funcionam como salas de vacinação itinerantes. Eles percorrem praças, eventos e áreas de difícil acesso, ampliando o alcance da imunização e levando informação confiável à população. “Já são 243 unidades em operação, que atenderam pelo menos 240 municípios e aplicaram mais de 195 mil doses”, detalha Prosdocimi.
Além de expandir a rede, o Estado também aposta na capacitação de profissionais de saúde. Em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) e universidades mineiras, são promovidos cursos de boas práticas, oficinas com municípios e a qualificação dos Centros de Referência em Imunobiológicos Especiais (Crie).
Foto: Divulgação