A Academia Marianense de Letras convida para o lançamento do livro “A Lenda da chegada de Dom Frei Manoel da Cruz”, do acadêmico Israel Quirino.
Após a inauguração da exposição “Casinhas de Papelão”, de Cassiano Jørgensen, os visitantes serão convidados a explorar um universo artístico que transformará o simples papelão em objetos de reflexão e emoção. A obra de Jørgensen apresentará uma série de miniaturas meticulosamente elaboradas, que evocarão memórias de infância e a fragilidade da vida cotidiana.
Ressaltando que o lançamento da obra “A Lenda da chegada de Dom Frei Manoel da Cruz”, ocorre no dia 17 de outubro, a partir das 18h, na Casa de Cultura.
A exposição destacará não apenas a habilidade técnica do artista, mas também sua capacidade de narrar histórias através de formas simples. Cada casinha, com suas texturas e cores únicas, convidará o espectador a mergulhar em um diálogo sobre lar, pertencimento e a transitoriedade das coisas.
Com “Casinhas de Papelão”, Jørgensen não apenas exporá sua arte, mas também provocará uma reflexão sobre a relação entre o efêmero e o duradouro, convidando todos a reimaginar o cotidiano através das lentes da criatividade.
As Lendas contemporâneas de Mariana
Mais que um entretenimento para crianças, as lendas mantiveram tradições, mitos e conceitos nas sociedades ágrafas. Lendas não são só narrativas fantasiosas, porque fantasias aludem a fugas à realidade; lendas são estilos narrativos sedutores, como os utilizados nos discursos religiosos, que envolvem os participantes da enunciação, conclamando-os a se sentirem parte da história em desenvolvimento, para serem tocados pelos conceitos difundidos pelas personagens mitificadas. Lendas servem para enaltecer personagens consagrados, mas servem também para resgatarem personagens esquecidas pela história. Em Mariana, por trás dos monumentos há personagens que os construíram, e que devem ser lembrados; por trás dos livros há autores, que devem ser lembrados; há telas e esculturas, cujos autores devem ser glorificados.
Por isso, autores de Mariana estão construindo lendas de apresentação dessas personagens relevantes para a nossa história, e esta é a vez de Israel Quirino nos apresentar a lenda de Frei Manoel da Cruz.
Fotos: Cartaz / Divulgação