A Polícia Civil de Minas Gerais, em uma ação conjunta com a Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Segurança Pública, inaugurou na última sexta-feira (19/09), o Núcleo de Atendimento Especializado à Mulher, na Delegacia de Polícia Civil. O espaço foi criado para oferecer acolhimento e escuta qualificada às vítimas de violência, fortalecendo a rede de proteção no município.
A criação do núcleo faz parte do programa “PCMG por Elas”, sendo Mariana, a primeira cidade de Minas Gerais a receber a iniciativa. Para Larissa Mai, diretora estadual da Gestão das Delegacias de Atendimento à Mulher, a inauguração representa um avanço: “É com muita felicidade que damos esse passo. Tiramos do papel um projeto que vai ajudar muitas mulheres”, disse.
Em Mariana, três a cada cinco casos registrados na Polícia Civil estão relacionados à violência doméstica. Com o objetivo de enfrentar essa realidade, o núcleo contará com profissionais da delegacia e da Prefeitura, garantindo atendimento humanizado e encaminhamentos adequados.
O espaço conta também com uma estrutura voltada ao acolhimento das crianças que, muitas vezes, acompanham as vítimas no momento da denúncia, evidenciando que a violência afeta todo o ambiente familiar.
A chefe adjunta da Polícia Civil de Minas Gerais, Rita Januzzi, ressaltou a importância do espaço: “É um lugar de esperança, onde vítimas de violência poderão encontrar apoio, orientação e justiça. Mariana não apenas preserva a sua história, mas também constrói um futuro mais seguro, igualitário e humano”.
“Este é mais um passo importante no enfrentamento à violência contra a mulher em nossa cidade. Ao inaugurarmos o núcleo, ampliamos os recursos e instrumentos disponíveis para garantir proteção e acolhimento. O trabalho integrado fortalece nossa capacidade de dar respostas rápidas e eficazes”, reforçou o delegado titular da Polícia Civil em Mariana, Marcelo Bangoin.
Com a criação desse espaço, Mariana se consolida como referência no enfrentamento à violência de gênero em Minas Gerais. A parceria entre a PCMG e a Prefeitura representa um avanço significativo na garantia de direitos, ampliando o acesso das mulheres a uma rede de proteção estruturada, humanizada e preparada para acolher, orientar e transformar realidades.
Se você é vítima de violência, ou conhece alguém que esteja passando por isso, não se cale. Procure o Núcleo de Atendimento Especializado à Mulher, na Delegacia de Polícia Civil de Mariana, ou ligue 153 (Polícia Municipal) ou 190 (Polícia Militar). Você não está sozinha!
Foto: Divulgação