Atividade gratuita integra programação nacional que neste ano discute “Museus e mudanças climáticas”.
Entre os dias 25 e 27 de setembro de 2025, o Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, em Mariana, participa da 19ª Primavera dos Museus com a oficina “Fotografia e Preservação Cultural”, ministrada pelo fotógrafo Ailton Fernandes. A atividade convida os participantes a refletirem sobre como a fotografia pode ser um instrumento de valorização, registro e preservação do patrimônio cultural.
Com 15 vagas oferecidas, a oficina terá aulas teóricas nos dias 25 e 26, no próprio museu, abordando fundamentos técnicos, linguagem visual e o papel da fotografia na memória coletiva. No dia 27, os inscritos terão a oportunidade de participar de uma saída prática pelo Centro Histórico de Mariana, exercitando o olhar fotográfico em diálogo com o espaço urbano e suas riquezas históricas.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: https://forms.office.com/r/UruYv6juy8.
Museus, memória e clima em foco
Com o tema “Museus e mudanças climáticas”, a 19ª Primavera dos Museus, iniciativa anual organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) , destaca o papel das instituições museológicas como espaços de encontro, diálogo e reflexão sobre os desafios contemporâneos.
No caso do Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, a oficina de fotografia conecta-se ao tema ao propor uma reflexão sobre o poder da imagem como ferramenta de registro, preservação e sensibilização para a proteção de patrimônios que também sofrem os impactos ambientais e sociais das mudanças climáticas. Assim, o exercício fotográfico torna-se não apenas artístico, mas também um gesto de cuidado e memória frente às transformações do tempo e da natureza.
Museu Casa Alphonsus de Guimaraens
Inaugurado em 1987, o Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, localizado em Mariana, foi desenvolvido com o propósito de preservar e difundir a memória do escritor ouro-pretano Alphonsus de Guimaraens (1870-1921), um dos principais autores simbolistas da literatura nacional.
No acervo, objetos pessoais do poeta, objetos referentes à sua carreira de juiz, fotografias, sua biblioteca particular, além de documentos textuais, com destaque para os artigos publicados em periódicos e muitos outros.
Foto: Cartaz / Divulgação