O distrito de Cachoeira do Campo possui uma Sala de Estabilização, destinada aos atendimentos de urgência e emergência.
O espaço, inaugurado pela Prefeitura de Ouro Preto na última segunda-feira (08/09), funciona como uma extensão da UPA Dom Orione, para casos de menor complexidade. Instalada na Policlínica, o funcionamento é 24 horas por dia.
Para a implementação do serviço, foram realizadas melhorias no prédio, como a criação de um acesso exclusivo para a sala e aquisição de novos equipamentos para ampliar a capacidade operacional. “Praticamente uma reconstrução, com material de alta qualidade e os equipamentos de tecnologia avançada, tudo em excelente condição para o uso da nossa equipe”, celebrou o prefeito Angelo Oswaldo, durante o evento de entrega.
Uma ambulância foi disponibilizada para a Sala de Estabilização, para auxiliar na realização de exames e diagnósticos por imagem, como o raio-X, e garantir mais agilidade e eficiência no atendimento quando for necessário o deslocamento do enfermo. A secretária adjunta de Saúde, Isabela Guimarães, ressalta que esse é o resultado da atuação do município na Atenção Secundária.
“A Prefeitura de Ouro Preto não está entregando só para a Atenção Primária, que é a prevenção e promoção, mas está atuando também na parte crítica de Atenção Secundária”, disse. Segundo o secretário de Saúde, Leandro Moreira, são realizados cerca de 2 mil atendimentos agudos, por mês, em Cachoeira do Campo.
Foto: Peyerso Bruschi / Divulgação