O TJMG preparou uma programação especial para esse mês, em atenção ao tema: Assinatura Convênio: Projeto Amigo Down, uma nova parceria para contratação de prestação de serviços de pessoas com deficiência da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), com foco em 23 comarcas do interior. O TJMG já possui um contrato de prestação de serviços com o Instituto Mano Down.
Conhecendo o Judiciário: visitas de apresentação do TJMG para Assistidos do Instituto São Rafael e da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS), que trabalham no TJMG, e também alunos da Escola Francisco Sales.
Seminário
Setembro Acessível: Diálogos sobre Inclusão no Judiciário: dia (17/09), das 10 às 12h, no Auditório da Sede da EJEF (rua Manaus, 467, Santa Efigênia, Belo Horizonte), com transmissão ao vivo pelo canal de vídeos da EJEF do YouTube.
Podem participar magistrados, servidores, conselheiros tutelares, profissionais da rede de proteção, integrantes do Sistema de Justiça e demais parceiros que atuam na área da infância e juventude.
Intervalo Cultural: no dia (24/09), Dudu do Cavaco, do Instituto Mano Down, se apresenta às 12h, no Edifício Sede do TJMG.
Conheça outras iniciativas do TJMG voltadas à promoção da acessibilidade:
Cartilha “INCLUSÃO, QUAL A SUA ATITUDE?”
A Superintendência de Acessibilidade e Inclusão do TJMG lançou uma versão em braille da cartilha “Inclusão: Qual a sua atitude?”, que está disponível em todos os fóruns.
A publicação busca fornecer informações, orientações e dicas práticas que promovam a inclusão social de pessoas com deficiência em diversos contextos da sociedade.
Cordão de Girassol
A partir de setembro, o cordão de girassol estará disponível para magistrados, servidores, colaboradores, estagiários e adolescentes trabalhadores do TJMG.
O cordão é um instrumento de conscientização e inclusão. Seu uso é opcional, mas lembra que nem todas as condições são visíveis e que todas merecem acolhimento e apoio.
Pílulas de Acessibilidade
Campanha que veicula frases curtas e inspiradoras para divulgar, de forma simples e direta, conceitos e práticas inclusivas, estimulando atitudes mais acessíveis no dia a dia.
Para a abertura da campanha Setembro Verde deste ano, convidamos todos a refletirem com a primeira pílula de Pílulas de Acessibilidade do mês: “Coloque-se no lugar do outro: a acessibilidade é sobre respeito e empatia.”
Foto: Divulgação