Os ganhadores do Jabuti Acadêmico 2025, a segunda edição da premiação, foram anunciados na noite de terça-feira (05/07). O evento foi realizado no teatro Sérgio Cardoso, no centro de São Paulo.
Entre os finalistas, estava o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, concorrendo na categoria direito com a obra "Democracia e Redes Sociais: O Desafio de Combater o Populismo Digital Extremista", da editora Atlas. Moraes não levou o prêmio, que ficou com Orlando Villas Bôas Filho.
As maiores vencedoras da noite foram as editoras Edusp e Zahar, com dois prêmios cada.
Os ganhadores recebem um valor R$ 5.000, além de uma estatueta. As editoras que publicaram as obras premiadas também recebem uma estatueta.
O Jabuti Acadêmico é voltado às áreas científicas, técnicas e profissionais, com a intenção de reconhecer e enaltecer o valor das produções acadêmicas e profissionais nacionais.
Na edição deste ano, também foi feita uma homenagem à obra "Metodologia do Trabalho Científico", de Antônio Joaquim Severino, como Livro Acadêmico Clássico do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025. Publicada pela primeira vez em 1975 e atualmente em sua 24ª edição com uma tiragem acumulada de 396 mil exemplares, a obra completa 50 anos como referência para estudantes e professores.
Outra homenagem foi feita ao sociólogo José de Souza Martins, eleito personalidade acadêmica do ano pela contribuição de sua obra na compreensão de fenômenos sociais brasileiros.
A edição atual recebeu 2.004 inscrições, o que supera o número do ano passado.
A premiação é de responsabilidade da CBL (Câmara Brasileira do Livro), também encarregada do Jabuti tradicional. A criação do prêmio, em 2024, teve apoio da ABC (Academia Brasileira de Ciências) e da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência).
“Estar entre os 5 finalistas do maior prêmio literário no Brasil foi uma honra! O sentimento é de gratidão!” Destaca o autor da obra, René Dentz.
Ciências da Religião e Teologia
"'Religiões' Politeístas do Mundo Antigo: Mesopotâmia, Egito, Grécia, Roma, América Pré-colombiana"
Autor: Adone Agnolin
Editora: Vozes
"A Salvação da Pátria Amada: Religião e Extrema-direita no Brasil"
Autores: João Décio Passos, Wagner Lopes Sanchez (Organizadores)
Editora: Paulus
"Ele está no Meio de Nós: uma Cristologia do Encontro"
Autor: Gabriel Perissé
Editora: Paulus
"Influenciadores Digitais Católicos: Efeitos e Perspectivas"
Autores: Aline Amaro da Silva, Alzirinha Rocha de Souza, Fernanda de Faria Medeiros, Moisés Sbardelotto, Vinicius Borges Gomes
Editoras: Ideias e Letras, Paulus
"Diálogos entre a Filosofia e a Teologia"
Autor: René Dentz
Editora: Paulinas
Foto: Divulgação