“Hoje temos condições reais de trabalhar efetivamente no trânsito da cidade.” Destaca secretário.
Ouro Preto foi palco da realização da cerimônia de formatura do Curso de Formação de Agentes de Trânsito da Guarda Civil Municipal (GCM) e do Departamento Municipal de Trânsito (Ourotran). O evento aconteceu na terça-feira (29/07), no histórico Paço da Misericórdia — edifício que já abrigou o Quartel de Polícia da Capital em 1841 —, e marcou um importante avanço para o fortalecimento da segurança e da mobilidade urbana no município.
Com o objetivo de capacitar os profissionais que atuam na coordenação, orientação e fiscalização do trânsito em todo o território municipal, a formação contou com carga horária de 240 horas e resultou na formatura de 50 agentes. O curso foi promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança e Trânsito, e ministrado pela Projetar Treinamentos e Consultoria, em parceria com a SP Inovações.
Durante a cerimônia de entrega dos certificados, autoridades municipais destacaram a importância do investimento em qualificação para garantir um trânsito mais organizado e seguro. O prefeito Angelo Oswaldo ressaltou a relevância da formação não apenas para o centro urbano, mas também para os distritos e estradas vicinais do município. “Só as estradas municipais de Ouro Preto somam mais de 2 mil quilômetros. Nós temos 40 mil veículos registrados. Então esse curso é essencial para fornecer boas condições de trânsito, mobilidade e organização do território”, afirmou.
O secretário de Segurança e Trânsito, Moisés dos Santos, também celebrou a conquista. “A partir de hoje, nossos agentes estão aptos a atuar no trânsito de Ouro Preto. É um desafio. A cidade não para — são muitos eventos, turistas, pessoas — e o trânsito precisa ser controlado com eficiência. Hoje temos condições reais de trabalhar efetivamente no trânsito da cidade”, destacou.
A mesa de honra da cerimônia foi composta pelo prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo; pelo vereador Carlos Mendes, representando a Câmara Municipal; pelo secretário de Segurança e Trânsito, Moisés dos Santos; pelo comandante da Guarda Municipal, Rogério Loredo; pelo representante da SP Cursos / Projetar Treinamento e Consultoria, Maicon Viana Lopes; pelo instrutor do curso e sargento da Polícia Militar de Minas Gerais, Paulo Teburcio; pela secretária de Planejamento e Gestão, Aline Eduardo; e pelo gerente de Trânsito da Ourotran, Jairo dos Passos.
Foto: Divulgação