A produção é do Grupo de Estudos Farmacêuticos (Gephar) da UFOP
Desenvolvido pelo Grupo de Estudos Farmacêuticos da Universidade Federal de Ouro Preto (Gephar) e coordenado pela professora Elza Oliveira, o objetivo é levar, por meio de podcasts (arquivos de áudio), informações úteis sobre: sexualidade, reprodução, obstetrícia, planejamento familiar, aborto, violência doméstica e sexual, doenças sexualmente transmissíveis, doenças crônicas não-transmissíveis, câncer de mama e do colo do útero, menopausa e higiene íntima, dentre outras.
Com linguagem clara e objetiva, o projeto tem como meta, ainda, alcançar todas as faixas etárias a fim de promover educação em saúde e cidadania.
O primeiro podcast pode ser conferido na página https://www.facebook.com/profile.php?id=100005576746328&fref=ts e trata da questão Planejamento Familiar. De acordo com Elza Oliveira, o formato de áudio foi escolhido pelo fato de as pessoas utilizarem as redes sociais não só para diversão e comunicação, mas também para se informar em contraponto à televisão ou a rádio. Assim, a intenção foi pensar em uma mídia que fosse prática para o público-alvo, com produção e custo zero.
Os podcasts, elaborados pelos próprios alunos, têm duração de até três minutos e são compartilhados em páginas do Programa mbar: desafios e ações em saúde da mulher, do Ministério da Saúde, sites e e-mails de organizações ligadas à saúde da mulher e nas páginas do Gephar. Será trabalhado um tema por mês, com um podcast a cada semana.