A redução reflete melhorias no sistema de água e investimentos em eficiência hídrica. Redução foi contabilizada entre janeiro e abril de 2025.
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Mariana registrou uma expressiva redução no uso de abastecimento suplementar por meio de caminhões-pipa entre janeiro e abril deste ano. Em janeiro, a autarquia atendeu a 662 demandas emergenciais de água em diversos bairros. Em abril, esse número caiu para 296, o que representa uma redução de 55,3% no período.
A diminuição equivale a uma economia de 3,66 milhões de litros de água, considerando que cada caminhão transporta 10 mil litros. Esses números são o reflexo direto do planejamento estratégico e dos investimentos contínuos em modernização e aprimoramento do sistema de abastecimento de água da cidade.
Para o diretor executivo do SAAE Mariana, Ronaldo Camêlo, esses números são frutos das ações adotadas pela autarquia, desde a manutenção preventiva nas redes e estações de tratamento e a redução de perdas por vazamentos por meio da substituição de trechos antigos da rede hidráulica e do controle de pressão de rede. Ronaldo destaca ainda que a instalação de novas estruturas de abastecimento, como a reativação do poço do Bucão, a interligação da rede de água ao poço do Waguinho e a instalação do reservatório de 1 milhão de litros no Rosário foram primordiais para alcançar a eficiência do sistema de abastecimento.
O SAAE Mariana segue avançando na construção de um sistema mais eficiente, econômico e sustentável. Reduzir o uso de caminhões-pipa significa menos custo operacional e mais segurança e qualidade de vida para a população. A autarquia segue com obras em andamento e novos projetos previstos para os próximos meses, com o objetivo de ampliar ainda mais a capacidade de abastecimento regular e garantir mais qualidade no serviço prestado à população marianense.
Apesar disso, o diretor lembra que é importante fazer o uso consciente dos recursos hídricos especialmente no período de seca.
Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba. Esse simples hábito pode economizar até 12 litros por minuto;
Reaproveite a água da máquina de lavar para lavar o quintal ou o carro;
Reduza o tempo do banho. Cada minuto a menos pode economizar dezenas de litros;
Evite lavar calçadas com mangueira. Prefira a vassoura e, se necessário, use baldes com água reaproveitada.
Conserte vazamentos. Uma torneira pingando pode desperdiçar mais de 40 litros de água por dia.
Foto: Arquivo