A iniciativa visa ampliar a transparência dos processos da Samarco, orientados pelos princípios de uma mineração segura e sustentável.
Em 2024, o programa Samarco Aberta, que abre as portas da empresa a visitantes e busca estreitar relações com a sociedade, possibilitou que 2000 pessoas visitassem os complexos de Ubu e Germano, no Espírito Santo e Minas Gerais. A iniciativa visa ampliar a transparência dos processos da Samarco, orientados pelos princípios de uma mineração segura e sustentável.
Entre janeiro e dezembro do ano passado, foram realizadas cerca de 140 visitas, nas unidades de Germano e Ubu, com uma média de 12 visitas por mês.Nas agendas, familiares, moradores (as) das comunidades vizinhas e participantes do Programa de Educação Ambiental (PEA) e do Programa Força Local conheceram as operações da empresa. A Samarco também recebeu visitas institucionais, acadêmicas, técnicas e de acionistas.
Do total de visitas recebidas, aproximadamente 30% foram voltadas para pessoas das comunidades, chegando a uma média de três agendas mensais envolvendo esse público.
As famílias dos empregados também tiveram destaque no Programa Samarco Aberta. Foram 11 visitas de família realizadas em 2024, em Germano e Ubu, com a presença de 417 pessoas.
De acordo com as avaliações, 100% das pessoas acreditam que a experiência contribuiu para ampliar seu conhecimento e melhorar a percepção sobre a atuação da Samarco. 90% delas avaliam a experiência como excelente e 10% como muito boa. “É um resultado muito gratificante e nos incentiva a continuar aprimorando o Programa de Visitas. O Samarco Aberta é uma excelente oportunidade de aproximação com nossos públicos de interesse e de troca de conhecimento, reforçando uma relação baseada no diálogo e confiança”, avalia a gerente de Comunicação Corporativa, Danielli Gaiotti.
"Apesar de a comunidade ficar bem próxima da Samarco, muitos dos nossos alunos não a conheciam e se inteiraram sobre as atividades da empresa durante uma visita. O programa é uma ótima oportunidade para isso", afirmou Glauciane Aparecida Batista, diretora da Escola Estadual Professora Daura de Carvalho Neto, em Antônio Pereira, Minas Gerais.
Já Davi José da Silva Souza, estudante do ensino médio da EMEIEF Professora Maria Luiza Flores, localizada na comunidade de Mãe-Bá, no Espírito Santo, um dos visitantes do Complexo de Ubu, em 2024, disse que foi gratificante participar do programa. “Gostaria de agradecer, a gente não tem muita oportunidade de sair da escola e conhecer uma empresa como a Samarco”.
Agendamento – As visitas de pessoas atendidas no PEA e familiares de trabalhadores da empresa são programadas mensalmente. Os interessados em participar de visitas à Samarco podem ser solicitar pelos e-mails: programadevisitas.mg@samarco.com, para unidade de Minas Gerais, e programadevisitas.es@samarco.com, do Espírito Santo.
Foto: Jeferson Rocio / Divulgação