O dia 28 de fevereiro é o Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase e para difundir essa data e os perigos da doença, a Secretaria de Saúde de Mariana lança, na quarta-feira (28), a campanha “Hanseníase: quanto antes você descobrir, mais cedo vai se curar”. A ação tem como foco o diagnóstico precoce da doença e a divulgação do tratamento via Sistema Único de Saúde (SUS). A doença é considerada endêmica em todo o país, com maior incidência no Pará, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso e Goiás.
Durante a campanha vão ser distribuídos panfletos educativos, além de grupos de orientação e reunião com profissionais da saúde nas ESF’s (Estratégia Saúde da Família), Policlínica Municipal e Hospital Monsenhor Horta. E na quinta-feira (5) acontece palestra sobre a hanseníase com a Dr.a Ângela Maria Ribeiro. A especialista vai orientar às coordenações e referências técnicas do CAPS, Crescer, Policlínica, Fisioterapia, Laboratório Municipal, Centro de Especialidades e ESF’s.
TRANSMISSÃO - Você conhece e sabe identificar a hanseníase? A doença é contagiosa e causa manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em alguns pontos da pele, com perda de sensibilidade ao calor, frio, dor ou qualquer toque. A hanseníase é causada por uma bactéria e transmitida através das vias respiratórias.
A doença tem cura, mas pode causar incapacidades físicas se não for descoberta no início ou se o tratamento for interrompido. A boa notícia é que o tratamento é oferecido gratuitamente pelo SUS.
--