Considerado um dos destinos turísticos mais encantadores de Minas Gerais, o Santuário do Caraça, situado entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, é também reduto da boa gastronomia. Após o sucesso da estreia, no ano passado, o local sedia a segunda edição do Braseiro - Festival de Assados e Defumados, no dia 22 de setembro, domingo, das 12h às 21h, com diversas atrações gastronômicas e culturais.
Evento promete transformar o local em um verdadeiro paraíso dos sabores e tradições, com o tema “Das Raízes ao Fogo”, este ano o festival traz uma variedade de técnicas rudimentares de assados da América Sul como Fogo de Chão, Moquém, Curanto, Varal, Parrilla, Espeto e Infiernillo. Além das opções de carnes e vegetais (PANCS) direto na brasa e defumados, o festival também oferecerá alternativas vegetarianas e veganas. Para acompanhar essas delícias, haverá um open bar com diversos estilos de chopes, drinks, refrigerantes, sucos, água mineral e sobremesas deliciosas.
Sobre o Santuário do Caraça
Considerado um dos principais destinos turísticos de Minas Gerais, o Santuário do Caraça recebe visitantes de diversas partes do mundo à procura de experiências em meio à natureza, gastronômicas, históricas, culturais e religiosas. Por isso, é um importante indutor econômico na região e uma das vitrines que mostram o Estado para o planeta.
O complexo é tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Estadual. Foi escolhido como uma das Sete Maravilhas da Estrada Real. Conta com um amplo Conjunto Arquitetônico onde estão a primeira igreja de estilo neogótico do Brasil, o prédio do antigo Colégio (hoje Museu e Biblioteca), a pousada com 57 apartamentos e quartos, e a Fazenda do Engenho, com 26 apartamentos.
O local possui enorme diversidade de fauna e flora, com raridades de animais e plantas no meio ambiente. Na ampla diversidade de sua fauna, há 386 espécies de aves, 42 espécies de répteis, 12 espécies de peixes e 76 espécies de mamíferos. A Reserva Particular do Patrimônio Natural do Santuário do Caraça faz parte de duas importantes reservas ecológicas, as Reservas da Biosfera da Serra do Espinhaço Sul e a da Mata Atlântica, onde há diversas espécies de flora e fauna, algumas encontradas somente no Complexo do Santuário do Caraça, que fica na transição entre Mata Atlântica e Cerrado.
Em suas serras há nascentes, ribeirões e lagos que possuem águas de coloração escura, que carreiam material orgânico em suspensão. Seu solo é rico em minérios, explorados nos séculos anteriores, e com grande concentração de quartzito ou rocha metamórfica. Desde 2011, passou a ser preservado contra exploração comercial. O território do Complexo do Caraça integra a Área de Proteção Ambiental ao Sul da Região Metropolitana de BH, onde começam duas grandes bacias hidrográficas, a do rio São Francisco e a do rio Doce, que abastecem aproximadamente 70% da população de Belo Horizonte e 50% da população de sua região metropolitana.
Foto: Divulgação