Estudantes da rede municipal vão aprender sobre a história dessa manifestação artística.
Escolas municipais dos distritos de Amarantina, Rodrigo Silva, Cachoeira do Campo e Lavras Novas e do subdistrito de Bandeiras receberam, entre os dias 14 e 16 de maio, o Circuito de Popularização do Teatro nas Escolas. O evento que antecede o Festival de Popularização do Teatro, entre 24 e 26 de maio, levou os estudantes para uma jornada que conta a história do teatro brasileiro, desde suas raízes indígenas até os movimentos contemporâneos.
Segundo o coordenador, Leandro Borba, o Circuito é uma parte especial da programação que pretende divulgar e valorizar a atividade teatral. “Por meio de atividades lúdicas e interativas, os pequenos participantes tiveram a oportunidade de mergulhar na história e na cultura do Brasil de uma maneira emocionante e educativa. Abordamos desde as peças clássicas de autores renomados até as formas mais modernas e experimentais de expressão teatral”, frisa.
Quem deu essa aula especial foi o ator e contador de histórias Marcelino Xibil, formado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Com 20 anos de atuação na área, ele acredita que o contato com o teatro, na infância, é imprescindível para que as crianças se interessem por essa manifestação artística. “Nosso objetivo com o projeto é despertar o interesse das crianças, para que elas possam conhecer a história do teatro, valorizar a arte e desenvolverem o interesse como público e/ou como futuro profissional da área”, destaca.
Diversidade
Além disso, o projeto destaca a diversidade cultural do Brasil e celebra as diferentes regiões tradições e influências que moldaram o cenário teatral do país ao longo dos séculos, a partir de autores e atores consagrados e espetáculos memoráveis que, ainda hoje, contribuem para enriquecer o panorama cultural brasileiro. “Esta aula de história teatral é uma oportunidade imperdível para crianças explorarem sua imaginação, descobrirem novas formas de expressão e se conectarem com a rica herança artística do Brasil”, destaca Borba.
O Festival de Popularização do Teatro de Ouro Preto é um projeto idealizado e realizado pela Enquanto Isso em Ouro Preto, com patrocínio master do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) do Governo Federal, e apoio da Prefeitura de Ouro Preto, com produção e comunicação da Holofote Cultural.
Onde tem Cultura, a Vale está
O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Cultura é tudo aquilo que faz de nós quem somos. Da história que a avó conta, daquela receita que passa de geração em geração e do jeitinho que falamos, até tudo aquilo que vemos nos museus, no teatro, nos filmes e nos livros. A cultura é como nos expressamos. É a nossa humanidade compartilhada. É o nosso bem mais precioso.
É com alegria que chegamos às escolas de Ouro Preto e contribuímos para que seus alunos conheçam e se encantem com o mundo de possibilidades que a cultura pode oferecer para todos e todas. O teatro é muito mais do que entretenimento: ele tem a magia de nos transportar para outros mundos e de nos fazer refletir sobre o nosso. O teatro é a linguagem da emoção e da imaginação.
Foto: Divulgação