A ação ocorreu na última sexta-feira (03/05), a Guarda Civil Municipal (GCM) realizou uma operação contra crimes ambientais e parcelamento irregular de terras, na Vila Serrinha. Estruturas foram demolidas e um trator apreendido.
Conforme o subsecretário de Segurança Pública, João Paulo Felipe, grileiros atuam na região. "De forma irregular, pessoas invadem propriedades, demarcam e realizam a venda de lotes sem qualquer registro", pontua. Na ação, agentes da GCM desmontaram cercas, demoliram estruturas de alvenaria e apreenderam uma retroescavadeira utilizada para abrir estradas e terenos.
A região concentra a maior parte de ocupações irregulares no município. "É estratégico porque possui captação de água do SAAE. A estação trata faz a distribuição para os bairros da cidade alta, o que garante água de qualidade para os invasores", explica Felipe. A Vila Serrinha está em área de preservação ambiental do Parque Estadual do Itacolomi.
Urbanização legal
Para construir uma política de urbanização, a Prefeitura de Mariana está promovendo a Regularização Fundiária Urbana (REURB) através da Lei 234/2023. São previstas 5 mil residências irregulares no município e todo o trabalho é acompanhado por profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania.
Foto: Divulgação