Todas as pesquisas desenvolvidas serão disponibilizadas mensalmente pela Secretaria de Cultura e Turismo.
As secretarias de Cultura e Turismo e de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia estão realizando pesquisas, por meio de aplicação de questionários, com o objetivo de traçar o perfil dos turistas que visitam Ouro Preto.
A pesquisa de demanda, considerada uma das principais ferramentas para o desenvolvimento de estratégias adequadas para alavancar o turismo na cidade, identifica as principais motivações do turista para a realização da viagem, além do tempo de permanência, o nível socioeconômico e expectativas em relação aos produtos e serviços consumidos durante sua estadia, além do perfil dos gastos financeiros de cada visitante.
Todos os resultados exibidos nos gráficos trouxeram respostas significativas tendo em vista que os dados podem contribuir com a elaboração e otimização de políticas públicas. O material também é uma importante fonte de informação para viajantes que procuram no site do Turismo de Ouro Preto, guias sobre infraestrutura, atrativos turísticos e demais referências para viajar pelo município.
Nesta perspectiva, foram obtidas respostas sobre os meios de hospedagem e transporte mais utilizados; tempo de permanência de visitantes; motivação para a viagem; rendimento médio dos visitantes; gastos dos turistas na cidade e perfil dos viajantes que mais gastam em Ouro Preto. Dentre os diversos dados apurados pela pesquisa, é possível apontar a um perfil entre os turistas. Cerca de 55% dos entrevistados disseram viajar com mais uma pessoa, e com os aproximadamente 45% restantes viajando com amigos ou familiares. A faixa etária compreendida entre os 30 a 35 anos foi a que mais visitou Ouro Preto.
Para o diretor de Turismo, Felipe Xavier, a pesquisa é um dos melhores instrumentos para indicar quais são os caminhos para o desenvolvimento das políticas relacionadas ao setor. “Um dos pontos positivos é o fato de a pesquisa demonstrar que as pessoas que visitam a cidade têm interesse em voltar, o que significa que Ouro Preto está entregando algo de positivo para esses turistas”.
A diretora de Estudos Econômicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Edmara Fonseca, destaca o impacto crucial do turismo em Ouro Preto para o desenvolvimento econômico do município. “Essa pesquisa não apenas revela as preferências e comportamentos dos visitantes, mas também fornece dados valiosos para entender como o turismo impulsiona diversos setores da economia local.”
Já o secretário de Cultura e Turismo, Flávio Malta, reforça a importância da pesquisa. “Este estudo é muito importante, para desenvolvermos ações de políticas públicas voltadas ao setor do Turismo, para tornarmos Ouro Preto, um destino ainda melhor!
Informações sobre a infraestrutura de uma cidade, perfil dos visitantes e atrativos são fundamentais para planejamento, gestão e promoção da atividade turística de uma cidade. Por essa razão, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), incentiva a atualização constante desses dados por parte dos municípios. Todas as pesquisas desenvolvidas ao longo dos próximos meses serão divulgadas e disponibilizadas mensalmente em uma pasta no drive da Secretaria de Cultura e Turismo de Ouro Preto para que todos os interessados tenham acesso as informações coletadas.
Foto: Divulgação