Governo Federal anuncia primeira etapa do Novo Programa de Aceleração de Crescimento.
Na última quinta-feira (07/03), o Governo Federal anunciou a primeira etapa do Novo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC Seleções), programa que vai investir 23 bilhões nas áreas de saúde, educação, esporte e cultura. O vice-prefeito de Mariana, Cristiano Vilas Boas (PT), participou da cerimônia no Palácio do Planalto junto ao presidente Lula e os ministros.
Entre as cidades contempladas pelo Novo PAC, está o município de Mariana-MG, que receberá recursos para a construção de uma nova creche e para a compra de novos ônibus escolares. Além disso, a cidade que já lidera o ICMS Cultural, há 15 anos, foi novamente contemplada pelo PAC Cidades Históricas, tendo aprovado projetos de proteção ao patrimônio histórico cultural. Por meio do PAC Cidades Históricas, lançado pela Presidenta Dilma Rousseff em 2014, várias igrejas e prédios históricos da cidade de Mariana já foram restauradas, como a Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção, a Casa de Câmara e Cadeia, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, e a Igreja de São Francisco de Assis, que, em setembro de 2023, foi reaberta com a presença da Ministra da Cultura, Margareth Menezes.
O município também inscreveu diversos outros projetos nas áreas de saúde, educação, esporte, cultura e proteção ao Patrimônio Histórico, que estão em análise para as próximas etapas do PAC. O vice-prefeito agradeceu o Presidente Lula pela atenção com o município de Mariana “Vamos continuar trabalhando junto ao prefeito Celso Cota e os deputados federais do Partido dos Trabalhadores para garantir recursos do Governo Federal para nossa cidade. Aproveitei a oportunidade para convidar o Presidente Lula para vir a Mariana receber o título de Cidadão Honorário que concedi a ele no meu primeiro mandato de vereador na Câmara de Mariana. Muito obrigado Presidente Lula pelo carinho e atenção com nossa Mariana. Esperamos o senhor em breve na primeira cidade de Minas.” Afirmou Cristiano Vilas Boas.
Foto: Ricardo Stuckert / Divulgação Presidência da República