A Academia Marianense de Letras convida para a abertura da exposição individual.
A PINTURA DE PRETA LAYON, que se realizará no dia 23 de março de 2024, às 19h, no Porão-Galeria da Casa de Cultura de Mariana.
As obras da artista Preta Layon retratam a alma colorida da natureza (animais, pássaros, sentimentos, árvores, flores, casas...), resgatando simplicidades ampliadas, que nossos olhos fatigados e automatizados pelo cotidiano já não veem mais.
A natureza é fonte de inspiração e pulsão da artista mineira de Ouro Preto e Mariana, Preta Layon. Com traços singelos, vibrantes e bem arrematados, a artista narra o universo interior do lirismo de um mundo que preza e preserva as coisas tangíveis da natureza. Seus pincéis dão vida a um mundo ideal no requinte de matizes coloridos. Feito fada, com sua vara de condão impregnada de tintas e sonhos, a artista traça sentimentos, sonhos e um amor incondicional pela pureza. Feito o mestre Rousseau, Preta faz composições densas da flora e da fauna, para trazer à tona o mundo dos sonhos (...)
A ingenuidade nesta coleção, característica basilar da arte naif, transforma-se em pureza, liberdade, poesia e criatividade. (Deia Leal)
***
Conceição Rodrigues Layon, pseudônimo Preta, nasceu em Ouro Preto e iniciou-se na pintura Naif em 1988. Dedicando-se a traduzir na tela o que vivenciou na sua infância, assim como cenas do folclore brasileiro, destacou-se na profissão pela delicadeza do traço e ingenuidade figurativa. Selecionada pela Bienal de Piracicaba, em São Paulo, nos anos de 2002 e 2008, Preta foi convidada também para fazer parte do acervo do Museu Internacional de Pintura Naif no Rio de Janeiro.
A exposição "A PINTURA DE PRETA LAYON" ficará em cartaz até o dia 10/05/2024.
Visita: De segunda a sexta-feira
Horários: 9:00 às 12:00
14:00 às 17:00
Visita de escolas:
Escolas devem agendar visita. Os interessados devem enviar e-mail para: academiamarianensedeletrasc@gmail.com - (31) 98893-3779
PORÃO-GALERIA
Foi inaugurado em outubro de 2023, por iniciativa da acadêmica Andreia Donadon, com o intuito de incentivar a produção mineira e nacional. Os artistas são selecionados por uma comissão de especialistas que pertencem ao quadro efetivo da Casa de Cultura – Academia Marianense de Letras.
A proposta é apresentar e destacar as obras de artistas locais, brasileiros ou estrangeiros. Além de Preta Layon, a artista Ângela Costa foi convidada para a 1ª edição de exposição individual no Porão-Galeria da Casa de Cultura, e as mostras fazem parte do calendário de eventos de 2024.
Foto: Divulgação