A Prefeitura reuniu-se no dia, 16 de fevereiro, com a empresa Vale, na Casa de Cultura de Antônio Pereira, para a assinatura do termo de reforma da Praça Central Vila Residencial.
Dessa vez, a parceria consiste na doação de recursos da empresa para custear as obras nesse espaço, um investimento na casa de quatro milhões de reais. A reforma dessa praça garantirá um novo espaço de convivência para os moradores, já que o local é bastante utilizado pela comunidade.
O prefeito Angelo Oswaldo destacou essa parceria com a empresa Vale: “As empresas precisam ser cidadãs. Através da nossa atuação conseguimos essa e outras compensações, não somente pelos impactos ambientais da mineração, mas também pela questão social. Uma empresa que faz parte da comunidade não pode apenas extrair, é necessário devolver algo no lugar, principalmente em uma sociedade de 300 anos como Antônio Pereira”.
A vice-prefeita Regina Braga destacou em tom humorado as novas obras: “Costumo dizer que Ouro Preto é carente de espaços de convivência. E agora a comunidade do Pereira vai contar com isso, um investimento desse tamanho vai concorrer até com a Praça Tiradentes”, disse ela.
Franklin Evangelista, secretário de Obras, falou sobre o começo das obras: “Daqui a 20 dias, já iremos iniciar as atividades. São questões de regras em relação à empresa e a ordem é serviço. Essa é uma realização feita por várias mãos, vamos dizer assim, Prefeitura, legislativo, comunidade e setor privado. O valor investido é muito significativo, talvez nenhum outro distrito tenha uma praça com esse porte, vai ser uma referência”, afirma.
Vander Leitoa, morador do distrito e vereador, agradeceu aos envolvidos e falou dos avanços no distrito: “Agradeço a todos, isso é fruto de uma luta antiga. Tenho certeza de que essa obra vai ser muito bem executada. Esse é o Pereira que queremos e não aquele do passado com notícias ruins”, disse.
Lucas Soares, representante da empresa Vale, enfatizou os passos do projeto até o momento de hoje: “Esse projeto já existe há alguns anos, foi criado totalmente de forma participativa com a comunidade. Essa assinatura hoje é bem importante, a comunidade chegou aqui antes que a empresa, então, estamos buscando, cada vez mais, essa proximidade e respeito. É como uma relação de vizinhos, existem atritos, mas ao mesmo tempo existem momentos de vivência juntos”, destaca.
Wemerson Titão, representante da associação de Moradores de Antônio Pereira, falou sobre essa relação com poder público e empresa privada: "Ontem, fiquei pensando que essa relação que a gente estabelece parece com futebol, quando ganha tudo mundo gosta, mas se perdemos, somos os piores. Queria agradecer a todos porque agora, quando eu ligo para o prefeito, ele atende, e quando procuro a Vale, acontece a mesma coisa", conta.
Alexandre D'Angelo, representante da Associação de Moradores da Vila Residencial, falou do processo da nova praça: “Precisamos demais dessa obra, ela é muito importante para a população. Para se ter uma ideia, todos nós temos o projeto Delano celular. Agora precisamos de vocês, Prefeitura e Vale, nessa missão difícil, de executar essa obra nos moldes que a comunidade pede”, destaca.
A gestão municipal continua trabalhando em parcerias público-privadas na busca por reinvestir na comunidade os recursos das empresas locais.
Foto: Neno Vianna / Divulgação