O ato deixa bairros sem alerta de chuva e compromete as informações sobre deslizamentos.
Um dos equipamentos da Defesa Civil utilizado para medir o volume da chuva foi destruído em um ato de vandalismo no bairro São Cristóvão. A destruição de um pluviômetro aconteceu neste final de semana e, além de ser um crime, a ação gera preocupação para as equipes de Defesa Civil de Ouro Preto. O equipamento faz parte do patrimônio de toda a população e fornece importantes informações de utilidade pública.
O pluviômetro foi instalado na Escola Padre Carmélio em uma parceria entre o município de Ouro Preto e o CEMADEN/MCTI, Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo Federal.
O pluviômetro seria transferido para um local mais adequado nesta segunda-feira, 29, pela equipe do CEMADEN que se encontra no município. Contudo, antes de começar o trabalho, a equipe de manutenção se deparou com o pluviômetro completamente destruído, inclusive, faltando peças fundamentais, e imediatamente a Defesa Civil foi informada. O caso será levado às autoridades competentes, polícias Militar e Civil, para que sejam tomadas as medidas legais cabíveis. Além disso, foi registrado um Boletim de Ocorrência do ato de vandalismo.
A Defesa Civil lembra que é necessário que a população se conscientize sobre a importância dos pluviômetros que estão instalados em todo o município de Ouro Preto, já que esses equipamentos são responsáveis pela medição do volume das chuvas e permitem a emissão de alertas de riscos de deslizamentos. Esse trabalho é realizado pelo Sistema de Alerta Meteorológico de Ouro Preto (SAMOP) e pode ser acessado no aplicativo da Defesa Civil.
A Defesa Civil esclarece ainda que um novo equipamento foi solicitado ao CEMADEN. Enquanto o pedido não for atendido, parte da Serra de Ouro Preto ficará sem receber a emissão de alertas específicos. As regiões diretamente afetadas incluem os bairros São Cristóvão, São Francisco e Alto da Cruz.
As autoridades também alertam que aqueles que flagrarem um ato de vandalismo de qualquer natureza devem ligar imediatamente para a Polícia Militar pelo 190 e fazer a denúncia. A identidade do denunciante será preservada.
Foto: Divulgação / Defesa Civil de Ouro Preto