A iniciativa gera, entre outros benefícios, mais segurança e fluidez nas viagens para a capital mineira.
O convênio assinado entre o Departamento Municipal de Trânsito (Ourotran) da Prefeitura de Ouro Preto e a Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (BHtrans/SUMOB) vai beneficiar diretamente 114 motoristas de táxis que fazem a viagem entre Ouro Preto e Belo Horizonte. A BHTrans é responsável, entre outros serviços públicos relativos ao tráfego, pela fiscalização do Transporte Público da capital mineira. O acordo com o Ourotran permite aos taxistas de Ouro Preto trafegarem em todas as pistas exclusivas para circulação dos ônibus do MOVE na capital mineira. Nessas pistas, é possível circular com melhor fluidez, porque as vias são largas e atendem exclusivamente os ônibus do MOVE. As únicas exceções de circulação são as faixas exclusivas da avenida Vilarinho e do Viaduto Leste (saída do Túnel da Cristiano Machado e acesso à avenida do Contorno no Centro).
A circulação pela pista do MOVE vai contribuir para o taxista de Ouro Preto deixar de enfrentar os longos congestionamentos com os demais veículos no trânsito da capital, atendendo, assim, os seus passageiros com mais agilidade para locais como, por exemplo, o Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, popularmente conhecido como Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, bem como o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na região metropolitana, além de espaços como o Terminal Rodoviário e a área hospitalar da capital. Essa ação vai dar mais agilidade e segurança nas viagens entre Ouro preto e Belo Horizonte e ainda promover um número maior de corridas durante o dia.
A gerente de Transporte e Trânsito do Ourotran, Leidiana de Fátima Gonçalves, alerta que o corredor do MOVE, em Belo Horizonte, só pode ser utilizado pelos taxistas de Ouro Preto que estiverem cadastrados no Departamento Municipal de Trânsito do município. “Informações sobre os taxistas e o número das placas dos seus veículos foram enviados para o banco de dados da BHTRANS", explicou Leidiana Gonçalves.
É importante que o taxista de Ouro Preto fique atento, porque, se os dados dele e do carro não constarem no banco de dados da BHTRANS, ele será multado. Importante ressaltar que táxis de outros municípios, que não os de Belo Horizonte, não podem pegar passageiro na capital. Aquele taxista que precisar usar essas vias pode fazer o seu registro, de graça, no Departamento de trânsito do OUROTRAN, que fica na rua Mecânico José Português, 167, São Cristóvão.
A Prefeitura de Belo Horizonte esclarece que as faixas onde os táxis podem circular na cidade podem ser conferidas nos links:
http://portal6.pbh.gov.br/dom/iniciaEdicao.do?method=DetalheArtigo&pk=1211372
http://portal6.pbh.gov.br/dom/iniciaEdicao.do?method=DetalheArtigo&pk=1218874
https://prefeitura.pbh.gov.br/bhtrans/informacoes/transportes/taxi/taxi-na-pista-do-move
Foto: Divulgação