Diretores e coordenadores das unidades socioassistenciais da Secretaria de Desenvolvimento Social se reuniram, na última terça-feira, (16/01), para discutir, planejar e estabelecer metas em conjunto para o ano de 2024 sobre o diagnóstico das vulnerabilidades. Trata-se de um trabalho que precisa ser executado com toda a rede socioassistencial e que conta com a plataforma SONNER para sistematizar dados e informatizar todo o processo de levantamento de informações.
“O que precisamos é de um diagnóstico em números para mostrar a realidade de Ouro Preto. A assistência é social, ou seja, ela atende todos nós”, afirma o secretário de Desenvolvimento Social, Edvaldo Rocha.
O preenchimento e atualização das informações relativas aos atendimentos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Cadastro Único (CAD Único), vão possibilitar o mapeamento territorial das principais carências da população.
A reunião foi conduzida pela coordenadora da Vigilância Socioassistencial, Pietra Felício, que apresentou os próximos passos: “Vamos iniciar pelo CRAS Padre Faria, mas a meta é alcançar não só a Secretaria de Desenvolvimento Social como um todo, mas também expandir para outros órgãos que necessitem. A intenção, que ultrapassa os números, é tratar sobre pessoas e, a partir dos resultados, construir juntos uma política pública mais eficiente”.
A meta estabelecida é obter a atualização dos dados até o final do primeiro semestre de 2024, para diagnosticar os riscos que incidem sobre as famílias e, assim, agir em prol dessas pessoas.
Também estiveram presentes a diretora de Proteção Social Básica, Rigeli Mapa, a diretora de Proteção Especial de Média Complexidade, Viviane Gonçalves, as coordenadoras de todos os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
Na ocasião, outras pautas também foram abordadas, entre elas, a capacitação para os motoristas da Secretaria de Desenvolvimento Social, prevista para o dia 29 de janeiro, e o treinamento para educadores sociais, ainda sem data definida.
Foto: Sarah Couto / Divulgação