A Justiça Inglesa realizará mais uma audiência relacionada ao processo sobre o rompimento da barragem da Samarco, em Mariana. A Case Management Conference ou Audiência para Gerenciamento do Caso está marcada para acontecer nos dias 31 de janeiro e 01 de fevereiro, em Londres. As partes vão discutir a condução do processo, o conteúdo que será apresentado no julgamento de outubro deste ano, prazos, planejamento das próximas audiências e cronogramas. A sessão será na Corte de Tecnologia e Construção, conduzida pela juíza Finola O’Farrell DBE.
As mineradoras BHP e Vale, que sãos rés, atuarão por meio de suas respectivas equipes de defesa. A Vale tentou ser retirada da ação internacional, mas perdeu todos os recursos apresentados perante a corte em que questionava a jurisdição inglesa. A partir de agora, nenhum dos réus poderá se retirar do processo. Não há perspectiva de acordo na audiência que tem o caráter de gerenciamento.
O escritório Pogust Goodhead, que representa 700 mil vítimas, também participará da audiência. Os advogados representam 66% pessoas atingidas, dentre elas quilombolas e indígenas, 23% dos municípios, 10% empresas e 1% das instituições religiosas e autarquias. A indenização está avaliada em R$ 230 bilhões de reais ou US$ 44 bilhões.
O horário oficial ainda não foi divulgado, mas a princípio as audiências ocorrerão de 9h às 16h nos dois dias. Após as sessões, a juíza não tem um prazo definido para apresentar sua decisão, mas, em geral, o período é de 15 dias.
Foto: Divulgação