Ela segue três temáticas: 800 anos de presépio, Zé Pereira do Clube dos Lacaios e Casa da Ópera. Em homenagem aos 800 anos do surgimento dos presépios, a projeção mapeada está sendo realizada na fachada da Igreja de São Francisco de Assis, obra prima de Aleijadinho. A tradição católica diz que o presépio foi criado por São Francisco de Assis em 1223, durante uma viagem dele a Greccio, na Itália.
O Zé Pereira do Club dos Lacaios é o bloco mais antigo em atividade do Brasil. Fundado em 1867, o uso de fraques, cartolas e lanternas é uma marca do bloco. Outro destaque do bloco são os bonecos gigantes. Os três primeiros criados foram os personagens Catitão, Baiana e Benedito. Depois foram criados outros bonecos, que representam personagens ouro-pretanos como Tiradentes, Jair Boêmio, Efigênia Carabina e Sinhá Olímpia.
Outro destaque vai ser a projeção mapeada na reabertura da Casa da Ópera, considerado o teatro mais antigo das Américas em funcionamento e entrou até para o Guinness Book devido a essa condição. O Teatro Municipal de Ouro Preto, custou 16 mil cruzados a João de Souza Lisboa, construtor e proprietário da obra, concluída em 1769. A simples fachada externa esconde o interior que remete aos tempos glamourosos do império, quando Ouro Preto era chamada de Vila Rica e o Brasil ainda era colônia de Portugal. A casa de espetáculo traz também no seu histórico o fato de ter sido o primeiro teatro onde mulheres pisaram em um palco no Brasil.
Confira a agenda de projeção mapeada no Natal de Ouro Preto:
08/12 – Fachada da Igreja de São Francisco de Assis
10/12 – Fachada da Igreja de São Francisco de Assis
15/12 – Fachada da Casa da Ópera
16/12 – Fachada da Casa da Ópera
22/12 – Fachada da Casa da Ópera
23/12 – Fachada da Igreja de São Francisco de Assis
Foto: Divulgação