Com o propósito de apontar novos caminhos para o desenvolvimento sustentável do município, que apresentem ações integradas e práticas, estabelecidas por meio do diálogo entre o poder público, lideranças dos setores e a sociedade, a Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, realizará o Fórum de Diversificação Econômica no dia 12 de dezembro (terça-feira). O evento, gerido pela Agência de Desenvolvimento Econômico e Social dos Inconfidentes e Alto Paraopeba (Adesiap), acontecerá no Centro de Convenções Alphonsus de Guimarães, das 13h às 21h.
Ao lançar o tema “Mudança é a palavra chave!”, esta edição propõe a economia criativa, com foco na produção artesanal dos distritos, no turismo e na cultura local, como uma das atividades econômicas capazes de ampliar a geração de emprego e renda e tornar a cidade menos dependente da mineração.
O evento reúne líderes empresariais e empreendedores culturais, gestores públicos municipais e estaduais, representantes de empresas mineradoras, ONGs, agentes de desenvolvimento regional, centros acadêmicos, estudantes, a comunidade e outros atores-chave do território para discutirem a temática em palestras e painéis.
"Mariana é um município com diversas aptidões. Temos artesanato, gastronomia tradicional, cenários exuberantes e um povo muito trabalhador. Já conseguimos fazer de Mariana a Capital do Iron Bike, trazendo para o município um público que nunca esteve aqui, mas que permanece há 10 anos. Nós queremos avançar mais e o Fórum é uma oportunidade para pensar a diversificação econômica e trabalhar, setor público e privado, em um mesmo objetivo: gerar emprego, renda e qualidade de vida para o marianense", afirma o prefeito de Mariana, Celso Cota (MDB).
Patrocinam a iniciativa Samarco e Sicredi. A ACIAM (Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Mariana) e a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Mariana, entidades que oferecem suporte e representatividade ao setor produtivo local, estão entre os apoiadores do Fórum junto a Fundação Renova, Vale, Cedro Mineração, Governo do Estado de Minas Gerais, Invest Minas, BDMG, Sebrae e WFT Internet Banda Larga.
Programação
A programação contará com painéis de discussão, palestras e exposições de empresas e empreendedores instalados no município.
O prefeito Celso Cota e a secretária de Desenvolvimento Econômico, Alessandra Moreira da Costa, farão abertura do evento às 13h30.
Logo depois, o Deputado Federal e economista Reginaldo Lopes ministrará a palestra “Impactos da Reforma Tributária no Município”. Às 15h, o consultor jurídico da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais (AMIG), Rogério Moreira, fará uma ampla abordagem sobre a “Diversificação Econômica de Municípios Mineradores: Eixos Estruturadores, Desafios e Oportunidades”.
A partir das 16h, o Fórum abrirá espaço para três painéis: O primeiro, “Economia Criativa e Diversificação Econômica”, será mediado por Antônio Caieiro, sócio-diretor da empresa de design e operação de projetos em setores criativos, Planeta Cultura & Sustentabilidade, e terá como convidados o subsecretário de Cultura do Governo de Minas Gerais, Igor Arci; Mirian Rocha (Associação de Cultura Gerais – ACG); Eder Coradi (Fiscalis Consultoria); e ainda representantes da UFOP e da FAOP.
No segundo painel, o diretor da Invest Minas, Cássio Ferreira, irá detalhar o “Programa Invest Minas e Tratamento Tributário Setorial – TTS” e os representantes do BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais), a coordenadora de Projetos Especiais para Municípios, Sarah Laine de Castro, e o superintendente Daniel Lage, irão apresentar as linhas de créditos da instituição de fomento. Por último, as empresas Samarco, Cedro Mineração e Vale apresentarão os investimentos feitos em Mariana ao Estado e ao Município, que serão representados, respectivamente, pelo superintendente de Desenvolvimento Econômico do Governo de Minas Gerais, Rodrigo Melo; pelo prefeito de Mariana, Celso Cota; e pelo secretário municipal de Obras, Ricardo Guerra, que fará a apresentação o projeto do Distrito Empresarial.
As palestras serão retomadas às 18h25, com o consultor empresarial, Rodrigo Morart, que abordará a “Inovação Empreendedora”. E, por fim, em um mundo em constante transformação, o cantor e escritor de livros certificado em programação neurolinguística, Leo Chaves, irá desvendar mistérios sobre “A Grande Arte de se Reinventar”, em uma palestra impactante e motivadora, que trata de temas como desenvolvimento pessoal, inteligência emocional, superação de limites e autodesenvolvimento.
Expositores
Os estandes do Fórum de Diversificação Econômica de Mariana serão ocupados por empreendedores de atividades relacionadas à economia criativa, como artesanato, cultura e turismo; empresários; além de equipes de suprimentos das empresas Cedro Mineração, Samarco e Vale. Estas mineradoras cadastrarão fornecedores locais conforme as demandas que elas possuem e os orientarão sobre como se habilitarem para futuros processos de aquisição de produtos e serviços.
Além de ofertar conhecimento, o Fórum de Diversificação Econômica de Mariana propicia aos participantes fazer network e, como consequência, ampliarem seus negócios.
Adesiap
Gestora do Fórum de Diversificação Econômica de Mariana, a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social dos Inconfidentes e Alto Paraopeba atua há 20 anos, sempre comprometida com o desenvolvimento sustentável dos territórios. Por meio de um sistema de governança integrado, apartidário e intersetorial, busca impactar positivamente a vida das pessoas. Com um corpo técnico qualificado, a Adesiap coopera para o sucesso do evento e trabalha para, juntamente com o realizador – a Prefeitura de Mariana – e parceiros, fazer desta iniciativa um marco de desenvolvimento econômico e social para o município.
Foto: Divulgação